Prefeitura de Rio Branco participa do lançamento da Campanha de Multivacinação Estadual

Objetivo da ação é atualizar a caderneta de vacinação da população (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O governo do Estado lançou neste sábado (27), a Campanha de Multivacinação onde a Prefeitura da capital foi um dos municípios que se fez presente na abertura realizada em frente ao Palácio do Rio Branco.

O objetivo da ação é atualizar a caderneta de vacinação da população, para impossibilitar o retorno e o agravamento de doenças anteriormente já erradicadas, como poliomielite, rubéola, tétano e coqueluche, por exemplo.

Segundo o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, o município está empenhado em garantir a cobertura vacinal da população rio-branquense. Por isso neste sábado (27) também acontece o lançamento do Dia “D” de Vacinação contra Influenza e Covid-19.

“A Prefeitura está fazendo de tudo e vai continuar trabalhando muito forte para que possamos alcançar a meta de vacinação, princialmente da poliomelite. Nós não queremos as nossas crianças com paralisa infantil”, disse.

O diretor do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, infectologista Éder Gratti, explicou que em decorrência do caso positivo para a poliomielite no Peru, país vizinho do Brasil e o alto índice de retransmissão, o Ministério tomou a decisão de iniciar a campanha pelo Acre.

“Para nós como Ministério da Saúde é muito gratificante ver o empenho do governo do estado e das prefeituras. Aqui em Rio Branco vemos também o compromisso do prefeito e da secretária na ação de vacinação. Então eu acho que é só com união que a gente vai conseguir atingir os nossos objetivos”, declarou.

O governador do Estado, Gladson Cameli, falou sobre a importância da participação dos 22 municípios para a recuperação da cobertura vacinal no estado.

“Nós não podemos brincar com a saúde. Não podemos brincar com o vírus e muito menos retroagir. As nossas crianças tem que estar protegidas. Graças a Deus aqui foi dado um exemplo de Governo, Prefeitura e Governo Federal, todos estão unidos por esse propósito”, enfatizou.

Rosineide Lima, tia do Lucas de 12 anos aproveitou a campanha para levar o sobrinho para atualizar a caderneta vacinal.

“No meu ponto de vista é muito importante estarmos tomando a vacina porque é a prevenção. No momento é o que temos de melhor. Estou com meu sobrinho da zona rural, mas me sinto responsável por ele. Por isso trouxe para tomar a segunda dose e a da gripe, tudo junto”, disse.