
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), participou e apoiou os arraiais que ocorreram no último final de semana. Três quadrilhas juninas participaram e organizaram seus eventos. Os arraiais têm como objetivo arrecadar fundos para figurinos e futuras apresentações, como o Circuito Junino.
O arraial da quadrilha junina Sassaricano na Roça, ocorreu no bairro Nova Esperança no sábado (6) e domingo (7) em sua 20ª edição. Houve ainda apresentações das quadrilhas juninas Malucos na Roça e C.L. na Roça, além do tradicional bingo, comidas típicas e prêmios em dinheiro.
Para Ednilson Ferreira, coordenador geral da quadrilha, o evento no último sábado contou com imprevistos por conta da chuva, mas no segundo dia o evento foi considerado um sucesso.
“Fizemos novamente no domingo com toda a estrutura que foi cedida para nós, estrutura boa e no domingo o público compareceu. Foi muito bom e vendemos tudo”, disse o coordenador.
Já a quadrilha Explode Coração promoveu seu arraial na praça do Tancredo Neves. O Arraiá das Emoções, em sua 2ª edição, ocorreu também no sábado (6) e domingo (7) com muitas brincadeiras, comidas típicas e música ao vivo e apresentação da quadrilha junina Forrozeira de Porto Acre. “O arraial tem como objetivo arrecadar fundos para financiar nosso espetáculo da temporada 2023 que ainda está só começando. A Explode Coração vem com o tema “Novelas: Da Imaginação às Telas”, assessoria de comunicação Explode Coração.”
A junina Pega-Pega realizou seu 10º arraial da Saudade na praça Primavera, no Manoel Julião com muito forró, comidas e prêmios como bicicleta, dinheiro e um microondas e também apresentação da Pega-Pega. “Conseguimos reunir uma grande quantidade de pessoas, cerca de duas mil pessoas participaram do nosso evento durante os dois dias. A gente tentou proporcionar uma experiência super divertida e agradável para todos aqueles que estavam presentes”, disse Luiz Eduardo, um dos coordenadores.
Para o diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Anderson Nascimento, é emocionante ver a quantidade de pessoas reunidas celebrando a tradição e a união com suas comunidades. “É realmente um momento especial em que as pessoas se encontram para comer, dançar e se divertir juntas. É incrível perceber a influência cultural presente nos arraiais de bairro. São muitas as danças, músicas e comidas típicas que podemos encontrar em cada local visitado. Isso mostra como a cultura junina é rica e variada, e como devemos valorizá-la e preservá-la”, disse Anderson.
O gestor afirma, ainda que a realização desse tipo de evento é bom tanto para a população quanto para a gestão. Para ele, através da Prefeitura de Rio Branco que apoia financeiramente, a FGB pode cumprir seu papel – fomentar, estimular e fornecer as condições para que os eventos sejam realizados. Já a população ganha em vários aspectos. “Vale ressaltar que quando um evento dessa natureza é realizado, cria-se um verdadeiro ciclo econômico virtuoso que estimula desde o pequeno vendedor de pipoca até a atração principal de cada noite.”