Prefeitura de Rio Branco realiza ação no Terminal Urbano pela semana de combate à Tuberculose

Mais de 5 mil pessoas transitam diariamente pelo Terminal Urbano e o alcance da ação é para deixar os rio-branquenses cada vez mais informados (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vem promovendo uma série de ações sobre o Dia Mundial da Tuberculose, celebrado no dia 24 de março. Na manhã desta quinta-feira (23), uma equipe da Semsa esteve no Terminal Urbano, fruto de uma parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans), realizando uma busca ativa e dando orientações aos usuários.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.

De acordo com o técnico do Programa de Controle em Tuberculose, Francisco Costa, cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Por isso, a importância dessa busca ativa nos ambientes com maior circulação de pessoas.

“Se a pessoa apresenta tosse, tem febre pela tarde, se sente cansada com facilidade e mesmo dormindo apresenta suor, conhecida como sudorese noturno, esses são alguns sintomas básicos para que a pessoa suspeite que está com tuberculose. Qualquer cidadão que esteja com uma tosse com ou sem expectoração que dure mais de duas semanas, procure uma unidade de saúde básica. Porque lá possuímos toda a estrutura para atendimento ao nível médico, diagnóstico com o laboratório e o tratamento, tudo isso fornecido de forma gratuita pelo Ministério da Saúde. A tuberculose é uma doença infecto e contagiosa, ela mata”, disse.

O técnico ainda reforçou que embora seja uma doença que mata, a tuberculose tem cura.

“Esse é o nosso chamamento, estamos buscando as pessoas sintomáticas e convidando para fazer o exame, fora a educação em saúde. Um povo bem instruído é um povo mais saudável, porque assim, ele vai saber ir atrás do socorro no momento necessário”, explicou.

Rivelino Madeira, chefe da Divisão de Terminais da RBTrans, explicou que mais de 5 mil pessoas transitam diariamente no Terminal Urbano e que o alcance dessa ação promovida pela Semsa vem para deixar os rio-branquenses cada vez mais informados, através das orientações e dos panfletos que estão sendo fixados dentro dos ônibus.

“Essa ação vem com grande êxito para a população no sentido de que muitos não sabem por onde procurar e essa ação vem para mostrar, além de muitas pessoas não terem acesso a esse tipo de informação”, disse.

Para os usuários, a ação está de parabéns, tendo em vista que mesmo com a evolução dos tratamentos, a tuberculose ainda é a doença infecciosa que mais mata no mundo.

“Soube da minha mãe que já faleceu, eu era criança, mas minha irmã conta que depois descobriram que ela teve tuberculose… Naquele tempo o conhecimento era pouco, todos acostumados apenas com uma gripe, quando descobriram era tarde”, disse a dona de casa, Berenice Rocha.

“Eu conheço amigos que até hoje sofrem por não se cuidar, começaram o tratamento e pararam, eu sei que é uma coisa muito grave e que merece atenção… É bom porque essas ações vêm de encontro para alertarem mais sobre isso, essa doença pode levar a morte ou deixar as pessoas incapacitadas pela falta do tratamento”, enfatizou o aposentado, Otacílio de Oliveira.

Outras notícias...