
Comemorado em 22 de março, o Dia Mundial da Água tem como objetivo alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
Sabendo da relevância desse recurso natural, na manhã desta quarta-feira (22), o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), realizou no auditório da Biblioteca Pública Estadual uma palestra educativa e ao lado de fora, na praça Adonay Barbosa dos Santos uma exposição de técnicas de saneamento básico.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou do evento e destacou a importância da conscientização em relação ao bom uso da água. Ele enfatizou que ano passado, a prefeitura assumiu o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) e o investimento de quase R$ 60 milhões foi fundamental para que o saneamento não parasse. O prefeito disse ainda que este ano, a parceria com o estado será forte.
“Em parceria com o Governo do Estado, iremos iniciar a perfuração de poços no Segundo Distrito. Faremos pelo menos dois deles para buscarmos até 300 metros e vermos se temos lençóis de água de qualidade para fornecer água de poço”, disse.
O presidente do Saneacre, José Bestene, aproveitou para explicar que atualmente a capital dispõe de apenas 2,8% de esgotamento sanitário, mas que junto a prefeitura, eles buscam elevar esse número.
“Vai haver uma parceria, entre Estado e Município, para que no final do ano entreguemos 40% do esgotamento sanitário. Eu sempre costumo dizer que se chegarmos lá, será matéria no Fantástico porque muitas capitais brasileiras não possuem isso”, destacou.
Segundo o diretor-presidente em exercício do Saerb, Sérgio Oliveira, o saneamento tende a viver um novo momento com essa parceria extremamente importante com o Saneacre.
“Sabemos que a máquina pública, em termos de Estado, tem mais força, mas junto ao Município através desse termo que vamos fechar para revitalizar e dar as manutenções necessárias das Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) no município vai fazer com que o resultado chegue na população”, enfatizou.
A secretária estadual de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Julie Messias, falou que o Dia Mundial da Água é uma data para que ações de conscientização sejam repensadas, pois o recurso é muito importante para a existência da vida no planeta.
“Pela Semapi, uma das nossas principais ações é a revisão do Plano Estadual de Recursos Hídricos. Já foram realizadas oficinas em 17 municípios do estado, e este ano está no nosso planejamento a contratação de estudos para realização do balanço hídrico para compor o novo plano. Assim, vai ser possível identificar as novas demandas que o Estado precisa”, explicou.
De acordo com a governadora em exercício, desembargadora Regina Longuini, a população só tem a ganhar quando a municipalidade e o estado trabalham juntos em prol de um bem maior que é a qualidade de vida dos rio-branquenses.
“A água é vital, um recurso hídrico finito e nós temos que cuidar dela. Uma água tratada é benfazeja, previne doenças, cura e é vital para a nossa saúde”, destacou.
O prefeito Tião Bocalom aproveitou para fazer um pedido a todos.
“O que aproveitamos para pedir hoje é que nos ajude a cuidar e economizar a água. Do total que o Saerb produz hoje, 64% é perdido onde só conseguimos aproveitar 36%, então nos ajude. Vamos cuidar da água porque ela é vida”, finalizou o prefeito.