Prefeito de Rio Branco prestigia apresentação do Projeto 3Rs e reforça importância da iniciativa para o município

Projeto  busca trabalhar com infratores de baixo potencial ofensivo sentenciados pela justiça com aplicação das alternativas penais (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve na manhã desta sexta-feira (17), no auditório do Ministério Público do Acre (MPAC) para prestigiar a apresentação do Projeto 3Rs: “Reeducação, Reinserção Social e Reciclagem”, idealizado pelo prof. Dr. Creso Machado, que busca trabalhar com os infratores de baixo potencial ofensivo sentenciados pela justiça com aplicação das alternativas penais.

De acordo com o gestor municipal, o objetivo do projeto é de extrema relevância, tendo em vista que vai ajudar àquelas pessoas que pagaram a pena estabelecida pela justiça e precisam ser reinseridos na sociedade.

“O professor Creso realmente está de parabéns pelo projeto que será feito com a UFAC e que espero que com o apoio da prefeitura, consigamos no meio de tantas pessoas que estão com esse problema de inserção que a gente consiga através desse projeto, reinserir boa parte desses que esperam uma nova oportunidade na vida”, explicou o prefeito.

O autor do projeto, enfatizou que todos os setores do município e estado como saúde, educação, meio ambiente e segurança foram pensados para apoiarem efetivamente a proposta, ele destacou um trabalho que já vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semeia, e que pode ser intensificado por meio do 3Rs.

“Quanta cobertura vegetal podemos transformar e destinar para horticultura e floricultura. Podemos aproveitar esse material com terra, estrume para fazer húmus e vender ou distribuir”, disse.

O secretário da Semeia, Carlos Nasserala, parabenizou a iniciativa do professor e reforçou a relevância dele ter levado o projeto ao conhecimento de mais de 100 organizações. Além de destacar a importância desse projeto não só no impacto social, mas também no meio ambiente.

“Ele está vendo também a reciclagem de todo tipo de produto, vidro, alumínio, papelão… Isso vai englobar muitos objetos e também incluir as escolas municipais como o comércio na totalidade. Acredito que isso será uma grande revolução, um pulo para a solução de lixo de resíduos sólidos da nossa região”, enfatizou.

Estiveram presentes no evento a deputada federal Socorro Neri, bem como representantes do Exército, Ufac, PRF, TJAC, MPAC, TRE, AMAC, ALEAC, Ifac e instituições não governamentais como a SOS Amazônia.

Outras notícias...