Buscando aprimorar os serviços ofertados pela rede socioassistencial do município, a Prefeitura de Rio Branco, em parceria com o Governo do Estado, está qualificando os profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O curso iniciou ontem e será concluído na tarde desta quinta-feira (9), no auditório da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Seprod).
O objetivo da qualificação é transmitir conhecimentos teóricos e práticos visando melhorar a execução do serviço de convivência e a intervenção junto às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Ministrado por uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Assistência Social, das Mulheres e Direitos Humanos (Seamd), o curso tem como foco principal, os coordenadores e técnicos que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Durante os dois dias da formação, estão sendo abordados e discutidos temas relacionados ao SCFV, como a política de assistência social, a proteção social básica, a função dos Cras, a importância do programa de atenção integral à família (Paif) e a execução das atividades.
De acordo com Nilsimar Monteiro, gerente da divisão de Gestão do SUAS, os grandes beneficiados serão as famílias que vivenciam as atividades dos cras e participam do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.
“Após essa qualificação, as pessoas encontrarão as equipes da rede de proteção social do município, mais capacitadas para trabalhar o fortalecimento de vínculos e a prevenção de vulnerabilidades, sabendo identificar o público alvo, alcançando mais localidades e consequentemente, mais famílias”.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV
O Serviço de Convivência é parte do conjunto de serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), oferecendo reflexões e contribuindo para a construção de novos projetos de vida que visam a convivência, a socialização e acolhida das pessoas, cujos vínculos precisam ser protegidos.
No SCFV, idosos, mulheres, crianças e adolescentes têm acesso a atividades esportivas, culturais, lazer e recreação, bem como oficinas com foco na promoção dos espaços coletivos e comunitários, com ações que possibilitam a formação do cidadão.
O CRAS é a referência para o desenvolvimento de todos os serviços socioassistenciais de proteção básica do SUAS, e a porta de entrada para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.