
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, deu continuidade às visitas técnicas no Bairro Sobral na tarde dessa quarta-feira (25). O objetivo da iniciativa foi verificar o andamento dos órgãos ligados à prefeitura, obras e ações nos bairros. A primeira visita ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sobral.
A coordenadora do CRAS Sobral, Wiliane Costa, explicou que este Centro é um dos maiores das regionais e disponibiliza vários serviços.
“O CRAS conta com assistente social, psicólogo, serviço de convivência. Segunda, quarta e sexta temos um grupo de música, com aulas de violão, terça-feira tem o grupo de idosos, grupo de mulheres. Tentamos trazer a comunidade para um vínculo maior.”

O CRAS também realiza cadastros do CadÚnico e Auxílio Brasil. De acordo com a coordenadora, são 12.993 famílias cadastradas, além de 100 alunos atendidos, incluindo atividades com jovens, mulheres e idosos. O espaço também dispõe do programa “Criança Feliz”, que atende crianças atípicas (àquelas com autismo ou outro transtorno de desenvolvimento), de 0 a 3 anos, levando dinâmicas em domicílio diariamente.
Durante a visita, o prefeito disse estar feliz em ver que o Centro conta com uma atividades espetaculares, acompanhou a turma de violão e percebeu a necessidade de adquirir novos instrumentos para os alunos.
“Os violões são muito diversificados, estão velhos e com problemas, por isso eu autorizei a compra de 20 violões. A música também encaminha para um bom caminho.”
De acordo com Tião Bocalom, mais 20 violões serão destinados ao CRAS do Cidade do Povo, onde também acontecem aulas de violão para a comunidade. Ana Clara, de nove anos faz aula de violão três vezes por semana, e afirma que a paixão pela música despertou o interesse em iniciar as aulas.

Em seguida, o prefeito acompanhou o atendimento da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Programa que funciona em parceria com o Ministério da Saúde para atender pacientes totalmente acamados, que necessitam de cuidador. Atualmente, o município atende 70 pacientes com este serviço.
José Matias Caetano era eletricista e sofreu um AVC isquêmico há quatro anos, desde então, recebe os cuidados da prefeitura por meio do EMAD. Sua esposa, Raimunda Ferreira, expõe sua gratidão pelo suporte dado pela prefeitura. Por serem autônomos sempre foi muito difícil lidar com a situação, principalmente porque só conseguiram o auxílio do INSS após 4 anos de tentativas.

“Tudo que precisava a prefeitura sempre nos forneceu. É muito bom, pois a alimentação dele é muito cara, a gente não tem como comprar. Se não fosse isso, eu não sei como seria.”
A enfermeira, Cristielle Montenegro, informou que é oferecido no domicílio o que for possível e que tenha no hospital, como exames laboratoriais, avaliação nutricional, entre outros serviços. Os paciente recebem alimentação para o mês todo, fraldas e outros tipos de insumos hospitalares.
A equipe é composta por enfermeiro, médico, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta. Cristielle afirma que os cuidadores também recebem atendimento pela equipe.
“Oferecemos também suporte para o cuidador principal, que faz exame de rotina, de vez em quando, observamos para ver se está tudo bem, porque hoje a gente percebe os cuidadores mais doentes do que os próprios doentes, devido ao estresse.”
A intenção da Secretaria Municipal de Saúde é aumentar a quantidade de equipes para atender mais pacientes.

Por fim, o prefeito vistoriou os serviços das equipes da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans), na rua Rádio Farol que foi totalmente recuperada, graças a emenda do deputado federal, hoje senador eleito, Alan Rick.
O diretor-presidente da Emurb, José Assis Benvindo, frisou que o serviço faz parte de um contrato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana – Seinfra.
“São duas ruas que estão sendo beneficiadas pela emenda do hoje senador Alan Rick, foi em torno de dois milhões e seiscentos mil reais, e compõe uma extensão total de quase 2 km. São 1,250 m da Rádio Farol, e 53 m da Idelfonso Almeida.

Ainda de acordo com José Assis, para que a base do serviço ficasse a contento a prefeitura precisou investir mais 1 milhão de reais para recuperar o pavimento. Recapeamento, meio-fio e sarjeta estão sendo realizados no local, assim como a sinalização vertical e horizontal.
O prefeito afirmou que as demandas são muito grandes, pois a capital tem 230 bairros e a regional da Sobral depende de muitos serviços da prefeitura que aos poucos irão acontecer.
“Temos dois anos pela frente para fazermos muitos trabalhos. Não é só questão de asfalto, mas limpeza pública que nós vimos hoje de manhã, fomos nas unidades de saúde, visitamos um paciente que recebe ajuda do EMAD. A nossa prefeitura está fazendo de tudo para trabalhar em todas as áreas, o nosso trabalho vai continuar sendo assim, e bem feito como esse aqui da Rádio Farol.”