
A Prefeitura de Rio Branco e a Industria de Madeira Agrocortex, localizada em Manuel Urbano, assinaram, nesta segunda-feira (18), termo de cooperação que consiste no fornecimento de madeira para serviços diversos da prefeitura.
O prefeito Tio Bocalom enalteceu a parceria e disse que a população da Capital terá muitas vantagens. A madeira que virá da agrocortex custará apenas o frete para a prefeitura.
“Nós queremos transformar isso em parquinhos, passarelas e pontes. Também estamos estudando um projeto, para que possamos transformar isso em habitação popular, sempre na linha da economicidade. Nós queremos fazer mais, com menos recursos”.
A presidente da Associação das Indústrias Manejadoras (Simanejo), Adelaide de Fátima Gonçalves, falou da satisfação e dos benefícios da parceria.
“É uma alegria estarmos assinando esse termo de cooperação e parceria, onde o município e a empresa só têm a ganhar, pois estamos fazendo nossa parte social”.
Marcos Preto, Ceo e diretor executivo da Agrocortex, explicou que a realização do desenvolvimento socioeconômico daquela região e do estado do Acre como um todo, é muito importante.
“Tem uma parte importante, relevante da nossa atividade, que é a geração de resíduos florestais, a nossa atividade de manejo florestal dentro da nossa serraria, e esses resíduos vão ser agora aproveitados pela prefeitura”.
A fábrica funciona há 6 anos, produzindo material tanto para o mercado interno como para exportação, seguindo todas as normas do meio ambiente.
De acordo com Adelaide de Fátima, presidente da Associação das Indústrias Manejadoras (Simanejo), as madeiras fornecidas são de alta densidade.
“São madeiras resistentes à água e ao tempo. Então, geralmente quando é disponibilizado essas madeiras para doação, são madeiras brancas que o tempo de vida útil é muito curto. Quando de alta densidade, ela dura 20, 30, 40 anos dependendo do tratamento”.
Estiveram presentes ao ato, o secretário municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, Cid Ferreira, secretário municipal de Finanças, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, o chefe da Casa Civil, Valtim José, e o assessor para assuntos jurídicos, Jorge Eduardo Bezerra.