
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, como entusiasta da agricultura no Estado participou de uma reunião, na tarde desta terça-feira, 7, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do estado do Acre (Faeac). O objetivo foi apresentar as potencialidades do agronegócio local à investidores que possam auxiliar no desenvolvimento econômico do município.
De acordo com o prefeito o cooperativismo é essencial, principalmente para a agricultura familiar. “Eu fico feliz de poder participar de uma reunião como essa. Nós acreditamos muito no cooperativismo. A agricultura está tomando seu rumo. Aqui em Rio Branco nós estamos fazendo uma política de apoio a agricultura familiar que vai dar um grande resultado”, destacou o prefeito.
Durante o encontro foram apresentadas propostas pela comitiva da Coopertradição, fundada em 2003 no Paraná, por 25 produtores rurais e que hoje conta com mais de 1.872 associados, cultivando soja, milho, trigo, cevada e feijão. Na reunião foram discutidas além das potencialidades agrícolas do Acre, um levantamento de áreas de terras legalizadas que possam ser comercializadas, assim como a verificação de uma possível unidade da cooperativa no estado.
“A ideia é a gente estar observando o trabalho aqui na região, para daí avaliar se há uma viabilidade do instinto cooperativa como um todo, para que seja desenvolvido esse trabalho aqui”, disse o gerente de negócios da Coopertradição, André Cene.
Segundo o presidente da Faeac, Assuero Veronez, é preciso potencializar a área desmatada que existe, mas que é muito vocacionada para a questão do agronegócio. “Nos estamos recebendo conhecimento de pessoas que trabalham com isso e que, portanto, podem nos ajudar a desenvolver mais rapidamente essa atividade nova que o Acre começa a experimentar e que com certeza deve fazer parte do nosso futuro”.