
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) realizará a Semana Municipal de Combate à Hanseníase, na capital do Acre, Rio Branco.
O objetivo é conscientizar a população de que a doença é 100% curável e o tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A programação da iniciativa inclui atividades que estimulam e informam sobre a prevenção da doença e buscam o enfrentamento do preconceito ainda associado a ela e atendimentos médicos serão realizados. “A informação é a melhor estratégia para a prevenção e o controle da hanseníase”, aposta o coordenador do Morhan no Acre, Elson Dias.
De acordo com o Ministério da Saúde, apesar do avanço, a eliminação da hanseníase ainda permanece como um desafio à saúde pública brasileira. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o coeficiente de prevalência da doença corresponda a menos de um caso por cada 100 mil habitantes. Segundo o Ministério da Saúde, em 2021 o Brasil registrou 22.280 novos casos por 100 mil habitantes. Na capital acreana em 2021, foram 55 casos diagnosticados.
Entre os atendimentos oferecidos durante a semana de combate à hanseníase estão o atendimento com o médico dermatologista Dr. Paulo Jesus Cesar.
Serão oferecidas também consultas de enfermagem, odontologia, pré-natal, coleta de PCCU, planejamento familiar, vacinação, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, testes rápidos, acompanhamento do Auxílio Brasil, dispensação de medicamentos, entrega de sais para hidratação oral e entrega de hipoclorito.