O lançamento foi na manhã deste sábado, 21, no assentamento Moreno Maia, e contou com a presença do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, do secretário de Agropecuária, Eracides Caetano, secretária de educação, Nabiha Bestene e do coordenador do Programa Crédito Instalação do Incra, Moisés Medeiros.
O prefeito falou que a área que é muito populosa, com muitos produtores que estavam abandonados há mais de vinte anos.
“Essa parceria com o Incra é fundamental. o Incra não tinha um pessoal técnico para fazer os projetos para fomentar esse crédito, Fomento Mulher. Aí a prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária colocou à disposição do Incra esses técnicos que fizeram em 40 dias todos os projetos aqui. Por enquanto são 34 famílias, mas que se Deus quiser teremos capacidade pra mais de 100 famílias aqui ainda, e eu fico feliz porque é um dinheirinho a mais que vai pra mão do produtor para incentiva-lo a produzir”, disse o prefeito Bocalom.
O programa Fomento Mulher é uma das modalidades do crédito instalação, um recurso disponibilizado pelo governo federal às famílias assentadas em projetos de reforma agrária reconhecidas pelo Incra. O objetivo é atender mulheres que sejam produtoras rurais para investir em atividades produtivas.
Moisés Medeiros, diretor do Programa Crédito Instalação explicou que esse suporte pode ajudar a atividade inicial das famílias.
“É um programa que visa dar suporte às famílias na sua atividade inicial de produção. Poderão investir tanto na pecuária, como na agricultura, como na agroindústria, assim como em artesanatos também. Inicialmente a gente vai tratar com cerca de 20 famílias, mas estamos ampliando esse volume para atender a todas as que necessitarem”, disse o diretor.
“Faz 40 dias que a gente começou esse trabalho, e vai ter o ano inteiro pra fazer esse trabalho de regularização, procurando ajudar o produtor lá com financiamento, projeto, tudo que for preciso, e assistência técnica, porque um produtor sem assistência técnica ele não vai ter uma produção adequada”, ressaltou o secretário Eracides.
A produtora rural Francisca Maciel e seu esposo, moradores do assentamento há 20 anos, afirmam que o valor vai ajudá-los a investir nas plantações de milho, arroz e feijão, as quais já tem clientes cativos na região.
“Eu quero é plantar milho e roçar. Vendemos paro pessoal daqui mesmo, a maioria deles são fazendeiro e vendemos pra eles”, falou Francisca.
Durante o evento, a Secretaria de Saúde do município levou equipes para atendimento itinerante com o programa Saúde na Comunidade.
A coordenadora do programa, Rejane Oliveira relatou que ofereceram atendimento odontológico, consultas médicas, serviços de PCCU, vacinação contra covid-19 e as de rotina, aferição de pressão, teste de glicemia, consultas de pré-natal e dispensação de medicação.
“As consultas que a gente faz, já procuramos dar essa comodidade para a comunidade retirar a medicação aqui mesmo. Toda semana a gente está num lugar diferente, oferecendo os mesmos serviços para diminuir essa distância entre a comunidade e o serviço de saúde”.