
A prefeitura de Rio Branco recebeu da Universidade Federal do Acre (UFAC) doações de água mineral, materiais de limpeza e higiene pessoal para as vítimas da enchente do Rio Acre, que atingiu 3.863 famílias, na cidade e na zona rural. A Defesa Civil Municipal registrou até esta terça-feira, 23, 79 famílias acolhidas nos abrigos públicos, sendo 33 no Parque de Exposições.
Ao todo são 18.690 itens incluindo álcool 70%, desinfetante, sabão, água sanitária, baldes plástico e água mineral, entre outros. O material seria para uso durante as aulas presenciais, que foram suspensas em decorrência da pandemia do novo coronavírus, e, por esta razão, a reitora Margarida Aquino, decidiu pela doação do material de consumo como medida de juntar esforços para ampliar o alcance de ajuda às milhares de pessoas tintinidas pela cheia do rio.
Durante a entrega do material, feita na sede da Ufac, a reitora explicou para a prefeita em exercício, Marfisa Galvão, e ao secretário da Casa Civil, Artur Neto, que mandou ativar o laboratório para produção de álcool em gel. O trabalho, segundo a professora Margaria Aquino, será desenvolvido em parceria com Sebrae-AC, e toda produção será destinada para ações de prevenção ao coronavírus.
“Nós estamos reativando o nosso laboratório, onde no ano passado, produzimos álcool em gel. Esse ano vamos produzir novamente, desta vez, em parceria com Sebrae. Para além disso, vamos reativar o projete de produção de máscaras caseiras “, disse a reitora.

Artur Neto lembrou que o momento é muito difícil. “Tem hora que parece que os ânimos se esgotaram, aí vem uma Ufac e faz essa doação que vai ajudar tantas famílias. As foças se renovam. A gente segue caminhando e acreditando na humanidade”, ponderou Artur.
“A gente só tem que agradecer a instituição Ufac e a sensibilidade da professora Margaria Aquino com às famílias do nosso município. Em nome do prefeito Tião Bocalom, quero reconhecer seu empenho e de sua equipe pala valiosa contribuição ao nosso querido povo. Juntos iremos a fazer a travessia desse momento tão difícil com união e esforço de todos”, observou Marfisa.