Prefeitura realiza capacitação aos servidores sobre atendimento e acolhimento à população LGBTQIA+

Durante a tarde do dia 31, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e o Departamento de Promoção de Direitos (DPD), em parceria com a Fundação Garibaldi Brasil (FGB) realizou no auditório do Palácio da Justiça uma roda de conversa com o tema: Acolhimento e Atendimento à População LGBTQIA+. A data foi escolhida em alusão ao Dia Internacional da Visibilidade Trans.

O evento que contou com a presença dos servidores e comunidade, tem como proposta promover uma capacitação aos funcionários públicos em quesitos de atendimento, sem fazer nenhum tipo de discriminação e/ou violar os direitos humanos.

A roda também foi para ouvir as necessidades e as dificuldades da comunidade. Para Rila Freze, diretora de Direitos Humanos do município, esse momento é muito importante para entender quais direitos devem ser trabalhados e melhorados.

“Além de discutir as políticas públicas, também verificamos as necessidades. Durante essa conversa já identificamos uma necessidade básica de saúde, então a gente vai poder trabalhar. E também tem a conscientização e o preparo dos nossos servidores, para que possam trabalhar e atender essas pessoas da melhor forma e com respeito”, informa Rila.

A assistência social está trabalhando na linha de frente no atendimento e acolhimento ao público. Esse momento serve para entender a diversidade e como respeitá-las. “A capacitação é para que nós, servidores, possamos ter a consciência de saber lidar corretamente com a comunidade LGBTQIA+ e que assim, eles possam se sentir bem acolhidos pelo município”, comenta Rodrigo Martins, assessor técnico do DPD.

Os convidados para a roda são mulheres e homem trans, que lidam todos os dias com situações de preconceito e descaso social. Durante a conversa, além de explicar e tirar dúvidas, também compartilharam suas histórias vidas.