Com amostras de biojóias e uma mesa com alimentos típicos da região, colaboradores da Casa Rosa Mulher, em Rio Branco, receberam representantes da Embaixada do Japão, nesta segunda-feira, 29, com a presença do prefeito Tião Bocalom e da secretária da Secretaria Municipal de Assistência Social (SASDH), Ana Beatriz.
O encontro faz parte do programa da embaixada que prevê a visita do cônsul-geral do Japão ao município de Rio Branco no início de 2022. Tomofumi Soma, vice-cônsul, lembrou que seu governo apoia o conjunto de políticas públicas voltadas para a proteção da mulher, desenvolvidas pela casa de acolhida.
Rila Freze, diretora de Direitos Humanos da SASDH, lembrou que esta não é a primeira vez que a Embaixada do Japão visita a casa. Ela destacou que em 2011, o governo japonês, destinou recursos para uma melhoria no espaço.
“É muito importante essa relação com a Embaixada do Japão. Eles disseram que a casa está muito melhor do que eles imaginavam. Nós deixamos claro que nesta gestão a Casa Rosa Mulher é tratada com prioridade”, ponderou Rila.
O prefeito Tião Bocalom lembrou que a visita de Tomofumi Soma é preparatória para a vinda do cônsul-geral. “A gente fica contente, porque nosso governo valoriza muita as parcerias. Temos feito um grande esforço para ofertar um acolhimento humanizado às mulheres assistidas na Casa Rosa Mulher. Agora estamos iniciando uma série de cursos profissionalizantes e já temos produção local de biojóias, por exemplo”, comentou o prefeito.