Ir para o conteúdo

Prefeitura de Rio Branco reúne comitê para discutir revisão do Plano Diretor da cidade

Técnicos da secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), Defesa Civil Municipal e Procuradoria Geral do Município (PGM), se reuniram nesta quinta-feira, 7, para tratar sobre a revisão do Plano Diretor de Rio Branco.

De acordo com a coordenadora do Comitê de Revisão do Plano Diretor, Ana Cunha, participam do comitê secretarias estratégicas do município, além de autarquias como a RBTrans, por exemplo. A revisão se faz necessária para prevenir construções irregulares, além de delimitar o ordenamento estrutural do município.

“Estamos reunidos com várias secretarias, especialmente nesta fase, tratando sobre a zona de vulnerabilidade ambiental de Rio Branco, incluindo desmoronamentos e alagações”, disse Ana Cunha, coordenadora do comitê de revisão do Plano Diretor.

Entre outras preocupações da equipe multidisciplinar da prefeitura constam as concorrentes modificações ocupacionais da cidade, cujos movimentos, se baseiam prioritariamente na construção de unidades econômicas de produção, hospitais de referência, aeroportos, entre outros.

O major Cláudio Falcão, coordenador Municipal de Defesa Civil realçou o trabalho sistemático de fiscalização nas áreas que são afetadas por enxurradas, regiões onde ocorrem alagamentos e destacou as consequências do descarte irregular de lixo na capital acreana.

“Essa reunião é muito importante para que juntos passamos construir um Plano Diretor responsável, que seja totalmente exequível e não fuja da realidade, principalmente na parte da Defesa Civil”, ponderou Falcão.

A reunião da comissão faz parte da fase técnica de revisão do Plano Diretor. Em um segundo momento essa revisão será debatida junto a sociedade. A orientação do prefeito Tião Bocalom ao comitê é no sentido de equacionar pontos vulneráveis existentes no Plano que, se avolumam desde a última revisão ocorrida em 2016.

Outras notícias...