Acompanhado da secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, se reuniu na manhã desta terça-feira, 28, com a equipe de educação do governo do Estado para tratar de uma permuta envolvendo servidores que farão parte do Programa Escola Centralizada, com vistas à municipalização do Ensino Fundamental na capital.
A prefeitura entende que o poder público precisa juntar forças para ter em um só um local alunos do ensino fundamental e médio. Aí, dividir-se apenas as despesas entre Estado e Município, visto que, o Ensino Fundamental é responsabilidade do Município e o Ensino Médio de responsabilidade do Estado.
Conforme a secretária de Educação do Acre, Socorro Neri, no que se refere à política educacional o desejo é ampliar parcerias para melhorar a qualidade do ensino.
“Nós estamos a partir desta visita do prefeito e da secretária Nabiha Bestene, inaugurando um outro momento em relação ao regime de colaboração que deve existir entre Estado e Município. Definimos algumas datas, onde vamos tratar da municipalização do Ensino Fundamental até o fim do ano. Esse é o nosso desejo porque é assim que nós vemos que deve acontecer”, ponderou Néri.
Nabiha Bestene, por sua vez, destacou a importância da parceria em relação a permuta de servidores e a Escola Centralizada. “Combinamos que iremos ao Projeto de Reforma Agrária Moreno Maia, com uma equipe da Seme e outra da secretaria de Educação do Estado para checar in loco a Escola Esperança, onde iremos implantar a primeira Escola Centralizada na capital”, destacou Nabiha.
Para Tião Bocalom, trata-se de uma parceria salutar que precisa de solidez, porque o Estado já possui exemplos bem-sucedidos. Ele destacou que o governo tem assumido uma grande parte dos alunos que deveriam ser da prefeitura e ressaltou a sensibilidade da secretária Socorro Neri com o tema Educação.
“A prefeitura tem feito investimentos estruturais fundamentais para tornar viável o Escola Centralizada na zona rural do município. Também tratamos da municipalização da Educação e de outras parcerias importantes na área. Ainda com relação a Escola Centralizada vamos levar para o Oriente em uma segunda oportunidade. Nosso compromisso é cuidar de gente”, completou Bocalom.