Escola Municipal da Zona Rural se consolida como referência em educação integral e inovadora em Rio Branco

Escola Mauricilia Sant'Ana combina ensino integral tecnologia, horta pedagógica e fazendinha para fortalecer a aprendizagem de 383 estudantes

A Escola Municipal Professora Mauricila Sant’Ana, localizada no Ramal da Garapeira, km 3, no Projeto de Assentamento Benfica, na zona rural de Rio Branco, tem se destacado como uma das instituições mais estruturadas e inovadoras da rede municipal. Após um recente processo de credenciamento e reinauguração, a unidade se tornou referência para a comunidade, oferecendo espaços pedagógicos modernos, atividades diferenciadas e ensino voltado para o desenvolvimento integral dos alunos.

Foto de Horta na descola Mauricilia Santana
Após um recente processo de credenciamento e reinauguração, a unidade se tornou referência para a comunidade, oferecendo espaços pedagógicos modernos, atividades diferenciadas. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O diretor da escola, Jadson Cabral, destaca que a comunidade escolar está extremamente satisfeita com as melhorias implementadas. Entre os avanços estão os projetos de robótica, o laboratório de informática totalmente equipado e o parquinho reformado, que agora conta com novos brinquedos.

Fotos dos aljunos da Escola Mauricília Sant'Ana
Entre os avanços estão os projetos de robótica, o laboratório de informática totalmente equipado e o parquinho reformado, que agora conta com novos brinquedos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A escola também dispõe de uma quadra de areia utilizada para futebol e voleibol, além de uma tenda pavimentada que abriga diversas atividades, incluindo ações de conscientização sobre a Consciência Negra, promovendo o respeito e a valorização do próximo.

Foto das crianças na fazendinha
Um dos grandes destaques é a “fazendinha pedagógica”, um espaço onde os alunos vivenciam práticas agrícolas de forma contínua. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Um dos grandes destaques é a “fazendinha pedagógica”, um espaço onde os alunos vivenciam práticas agrícolas de forma contínua. Semanalmente, as crianças participam do plantio, cuidado e colheita de produtos como abóbora, couve, cebola e alface. Toda a produção é destinada à cozinha da escola, integrando o lanche servido diariamente.

Foto da Estudante Isabela Araújo
A estudante Isabela Araújo celebra a experiência: “Era o meu sonho pegar uma abóbora”, disse. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A estudante Isabela Araújo celebra a experiência: “Era o meu sonho pegar uma abóbora”, disse. Já o aluno Artur César se destaca tanto no projeto de robótica quanto no cuidado com a horta. Ele reforça a importância do aprendizado prático: “Eu gosto muito de ficar aqui cuidando da horta. Aqui produzimos o nosso alimento.”

Foto Artur César
Já o aluno Artur César se destaca tanto no projeto de robótica, quanto no cuidado com a horta. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, garante aos estudantes recursos pedagógicos de última geração, como robótica, lousas interativas, tablets e internet, sem deixar de oferecer o contato com conhecimentos essenciais sobre produção de alimentos e preservação ambiental. Dessa forma, o aprendizado vai além da sala de aula, fortalecendo a autonomia, a responsabilidade e o vínculo das crianças com o meio ambiente.

Foto dos alunos da Escola Mauricília Sant'Ana
Atualmente, a Escola Professora Mauricila Sant’Ana atende 383 alunos, nos turnos da manhã e da tarde. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Atualmente, a Escola Professora Mauricila Sant’Ana atende 383 alunos, nos turnos da manhã e da tarde, consolidando-se como um modelo de referência na educação da zona rural. Para Jadson Cabral, a evolução da unidade representa uma conquista coletiva.

Escola Mauricilia Santana Fotos Marcos Araujo 3
“Para nós, da escola, é uma grande satisfação, uma alegria, ter uma unidade que é referência na Prefeitura de Rio Branco”, evidenciou o diretor da escola, Jadson Cabral. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Para nós, da escola, é uma grande satisfação, uma alegria, ter uma unidade que é referência na Prefeitura de Rio Branco. Passamos por um processo de credenciamento recente, com a reinauguração da escola, e para nós, da comunidade, isso é muito satisfatório”, evidenciou o gestor.

Outras notícias...