Ir para o conteúdo

Prefeito de Rio Branco participa de apresentação de projeto social e etnoturístico

A prefeitura de Rio Branco participou na tarde desta quinta-feira, 2, no auditório da instituição, de uma reunião para apresentação do projeto social e etnoturístico a ser implantado no Centro Huwã Karu Yuxibu, que fica localizado na estrada Transacreana, sob a coordenação do cacique Mapu Huni Kui.

Na ocasião estavam presentes o diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Pedro Aragão, a presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Pollyana Souza, o coordenador Municipal de Defesa Civil, major Cláudio Falcão, o chefe do Gabinete Militar, cel. Ezequiel Bino, e os secretários Municipais de Educação (Seme), Nabiha Bestene, de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra), Eracides Caetano, e do Meio Ambiente (Semeia), Normando Sales.

Segundo a diretora dos Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze, o objetivo da reunião é para que o cacique apresente os projetos do Centro Huwã Karu Yuxibu. “Essa reunião é para fortalecer e unir forças para que o projeto possa atender as famílias indígenas que tanto precisam”, afirmou a diretora.

De acordo com o coordenador e cacique Mapu Huni Kui, esse projeto social é voltado para o fortalecimento da identidade cultural do povo indígena. “A gente vê que precisa da parceria da prefeitura, com todas as instituições. Então, temos um projeto de fazer o restaurante de várias estruturas para estar podendo dar um auxílio a essas famílias que vivem em contexto urbano, que estão passando uma situação de vulnerabilidade social”, disse o coordenador.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, falou sobre a importância do projeto. “O projeto deles é de que dê uma segurança alimentar aos indígenas que estão hoje perambulando pelas ruas de Rio Branco. Hoje, os indígenas que deixaram suas aldeias em diversos estados estão aqui e a maioria deles, infelizmente, estão tendo problemas seríssimos de desnutrição. Então o projeto deles de apoiar esses indígenas e de, inclusive, retirar esses indígenas das ruas, para depois fazer eles retornarem cada um a suas aldeias, realmente é muito bonito”, assegurou o prefeito.

Ainda de acordo com Bocalom, a prefeitura está pronta para ajudar no que for possível para que o projeto possa ter êxito. “O projeto se transformará em um polo turístico onde eles estão montando o projeto, até porque eles vão oferecer uma gastronomia Huni Kui e tudo isso é muito importante para o município de Rio Branco”, finalizou o prefeito.

Outras notícias...