Profissionais da Prefeitura de Rio Branco participam de qualificação sobre implante contraceptivo promovida pelo Ministério da Saúde

Capacitação de profisisonais visa ampliar a oferta de métodos contraceptivos e fortalecer a atenção primária à saúde de Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou nessa terça-feira (4), de uma qualificação promovida pelo Ministério da Saúde sobre o implante contraceptivo Implanon, realizada na Escola Maria Moreira da Rocha. A capacitação teve como público-alvo médicos e enfermeiros da rede municipal e estadual de saúde.

Foto do contraceptivo Implanon
Qualificação promovida pelo Ministério da Saúde sobre o implante contraceptivo Implanon, realizada na Escola Maria Moreira da Rocha. (Foto: Internet)

Segundo Dieni Oliveira, assessora técnica do Departamento de Gestão do Cuidado Integral na Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério (DGCI/SAPS/MS), a atividade faz parte de uma estratégia nacional do Governo Federal para fortalecer a atenção primária e ampliar a oferta de métodos contraceptivos às mulheres. Serão distribuídas mais de meio milhão de unidades do implante para municípios com mais de 50 mil habitantes; por essa razão, Rio Branco e Cruzeiro do Sul foram selecionados.

Qualificacao sobre o metodo contraceptivo VS 9
“O Acre é um dos primeiros estados a receber essa ação”, salientou Oliveira. (Foto: Vitória Souza/Secom)

“É uma qualificação fundamental que estamos levando enquanto Ministério da Saúde e Governo Federal. Vamos, pela primeira vez, colocar em pauta os direitos sexuais e reprodutivos em todo o Brasil, com 27 oficinas. O Acre é um dos primeiros estados a receber essa ação”, salientou Oliveira.

De Rio Branco, 12 profissionais participam da formação, sendo dez da assistência — entre médicos e enfermeiros — e dois da gestão municipal. O objetivo é que esses profissionais multipliquem o conhecimento dentro da rede municipal, garantindo que as unidades básicas estejam preparadas para ofertar o novo método.

Qualificacao sobre o metodo contraceptivo VS 7
“O objetivo é que esses profissionais multipliquem o conhecimento dentro da rede municipal”, destacou Rafaella Chagas. (Foto: Vitória Souza/Secom)

“Hoje estamos aprendendo teoria e prática sobre o Implanon, o tão esperado implante que todos aguardavam. A intenção é multiplicar esse conhecimento e compartilhar com outros colegas médicos e enfermeiros, qualificando a rede de atenção primária para ofertar esse implante que a população tanto espera”, destacou Rafaella Chagas, gerente do Departamento de Ciclos de Vida da gestão municipal.

O Implanon é um método contraceptivo de longa duração que será ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a mulheres de 15 a 49 anos. Durante a formação, os participantes puderam unir teoria e prática, utilizando manequins para aprender a técnica correta de inserção do implante.

Foto do treinamento com o Implanon
O Implanon é um método contraceptivo de longa duração que será ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a mulheres de 15 a 49 anos. (Foto: Vitória Souza/Secom)

“A qualificação está sendo fundamental, especialmente a parte prática, porque estamos treinando em manequins para depois aplicar esse conhecimento em pessoas e ofertar o serviço com segurança e qualidade”, explicou a enfermeira do município, Djully Menezes.

O município já conta com uma ampla oferta de métodos contraceptivos, como DIU de cobre, pílulas, injeções, preservativos masculino e feminino, além dos métodos definitivos de laqueadura e vasectomia, realizados em parceria com o Estado.

“O município possui todos os métodos oferecidos pelo Ministério da Saúde. E, com o Implanon, ampliamos ainda mais as possibilidades para que mulheres e adolescentes possam escolher, junto com os profissionais de saúde, o método que melhor se adeque às suas necessidades”, acrescentou Rafaella.

A representante do Ministério da Saúde reforçou que essa é uma estratégia voltada especialmente para a atenção primária e para o fortalecimento da autonomia feminina.

Qualificacao sobre o metodo contraceptivo VS 10
“Prevenir a gravidez precoce, enfrentar a mortalidade materna e promover autonomia e liberdade para as mulheres é um de nossos focos”, disse Dieni. (Foto: Vitória Souza/Secom)

“Estamos extremamente felizes. Essa é uma estratégia voltada para a atenção primária à saúde, ou seja, é nas unidades básicas que estamos apostando todas as nossas fichas, considerando o cuidado integral às mulheres e adolescentes. Sabemos que o Acre é um estado com índices de gravidez na adolescência bastante altos, e esse é um dos nossos focos: prevenir a gravidez precoce, enfrentar a mortalidade materna e promover autonomia e liberdade para as mulheres”, concluiu Dieni Oliveira.

Outras notícias...