Tecnologia vai reforçar ações de segurança pública e apoiar o georreferenciamento urbano e rural dos municípios acreanos
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhou nesta quinta-feira (30), o voo inaugural do primeiro veículo aéreo não tripulado (VANT) modelo Harpia, adquirido pelo Governo do Estado do Acre, para missões de monitoramento e vigilância. O equipamento, pioneiro entre as forças de segurança estaduais do país, representa um avanço importante na integração entre tecnologia e gestão pública.
O equipamento, pioneiro entre as forças de segurança estaduais do país, representa um avanço importante na integração entre tecnologia e gestão pública. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O voo de demonstração ocorreu em um ramal do bairro Amapá, com sobrevoo na Cidade do Povo, no segundo distrito de Rio Branco. Durante a apresentação, o VANT demonstrou sua capacidade de capturar imagens detalhadas de veículos e residências a uma altitude de 400 metros.
O investimento total no projeto foi de R$ 6.727.000, sendo o recurso proveniente de emenda parlamentar. Um segundo avião idêntico será entregue em breve e ficará na base de Cruzeiro do Sul, ampliando a cobertura aérea para todo o território acreano.
“O novo equipamento será utilizado por diversas secretarias estaduais, permitindo o acesso a imagens em tempo real para diferentes finalidades”, disse Américo. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
De acordo com o secretário de Segurança do Estado, José Américo Gaia, o novo equipamento será utilizado por diversas secretarias estaduais, permitindo o acesso a imagens em tempo real para diferentes finalidades.
“Esse equipamento é de uso do Estado. Todas as pastas poderão utilizá-lo para obter imagens em tempo real. Para a segurança pública, ele será essencial no mapeamento das fronteiras e dos problemas urbanos, permitindo que as forças de segurança atendam às ocorrências com mais qualidade e agilidade”, destacou o secretário Américo Gaia.
Apoio à regularização fundiária
“A tecnologia também será uma aliada estratégica na gestão territorial dos municípios acreanos, especialmente nas ações de georreferenciamento e regularização fundiária”, explicou o prefeito. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O prefeito Tião Bocalom ressaltou que a utilização do VANT Harpia não se limita ao campo da segurança pública. Segundo ele, a tecnologia também será uma aliada estratégica na gestão territorial dos municípios acreanos, especialmente nas ações de georreferenciamento e regularização fundiária.
“Esse instrumento não vem apenas para cuidar da segurança pública. Os nossos municípios precisam muito fazer o georreferenciamento de suas áreas para poder emitir os títulos de propriedade das famílias. Esse equipamento vai ajudar tanto na segurança quanto na reorganização urbana e na emissão de títulos de propriedade”, afirmou o prefeito de Rio Branco.
Inovação a serviço do Acre
Drone Harpia possui autonomia de até 12 horas, velocidade de 100 km/h e pode atingir até 5 mil metros de altitude. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Com o uso de tecnologia de ponta e operação local, o VANT Harpia coloca o Acre entre os estados pioneiros na aplicação de aeronaves não tripuladas em ações governamentais. A iniciativa reforça o compromisso do poder público com a inovação, a eficiência e a melhoria dos serviços prestados à população.
O drone Harpia possui autonomia de até 12 horas, velocidade de 100 km/h e pode atingir até 5 mil metros de altitude, com alcance de até 1.200 km. Equipado com câmeras eletro-ópticas e infravermelhas de alta resolução, além de possibilidade de acoplar sensores adicionais como radar SAR e sistemas de inteligência de sinais, o equipamento eleva a capacidade de monitoramento aéreo do estado a um novo patamar.