A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e com o apoio da equipe do Gabinete do Prefeito de Rio Branco, está realizando um importante trabalho de campo: o cadastramento de famílias que foram afetadas pelas recentes alagações na capital.
As ações de cadastramento estão concentradas nas áreas mais atingidas pela última cheia do Rio Acre, incluindo os bairros Taquari, Seis de Agosto, Cidade Nova e Bairro da Base. Estas regiões são historicamente vulneráveis aos impactos das inundações e necessitam de um suporte direcionado.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, o objetivo primordial do cadastramento é identificar e atualizar os dados das famílias atingidas. Este levantamento é crucial, pois é a partir dele que a Prefeitura de Rio Branco poderá, posteriormente, direcionar benefícios sociais e outras formas de apoio de maneira eficaz às pessoas que tiveram suas vidas e propriedades impactadas pela cheia.
O Coordenador da Defesa Civil Municipal, Coronel Cláudio Falcão, resumiu o propósito da ação. “Nosso foco é ter dados precisos para garantir que os benefícios e o apoio cheguem, de forma rápida e justa, a cada família que sofreu com esta cheia”, disse.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em garantir assistência imediata e promover políticas públicas de longo prazo. O foco é a reconstrução e a segurança das comunidades que mais sofrem com os efeitos recorrentes das cheias do Rio Acre, buscando mitigar os prejuízos e oferecer um caminho para a recuperação dessas famílias.
O trabalho de campo demonstra uma resposta ativa da gestão municipal em mapear a necessidade real da população vulnerável, garantindo que o auxílio e os programas sociais cheguem a quem de fato precisa.