Investimentos realizados pela gestão têm elevado o patamar da Educação de Rio Branco
Rio Branco ganha novos ares de modernidade, tornando-se ainda mais bonita e agradável com as obras que vêm transformando a cidade a um ritmo acelerado. Essas mudanças impactam diretamente a qualidade de vida nos bairros, gerando empregos e melhorando o cotidiano da população.
Ao longo de quase cinco anos à frente da Prefeitura de Rio Branco, Tião Bocalom tem seguido à risca o slogan “Produção, Tecnologia, Emprego e Dignidade”, realizando transformações em todos os setores da sociedade.
As ações incluem infraestrutura de ruas e avenidas, manutenção de espaços públicos.(Foto: Jeferson Carvalho/Secom)
As ações incluem infraestrutura de ruas e avenidas, manutenção de espaços públicos, além de um forte foco em áreas essenciais como educação, saúde, segurança, cultura e lazer. As obras modernas não apenas melhoraram o aspecto urbano da cidade, mas também tornaram Rio Branco um lugar mais vibrante e acolhedor para os acreanos e visitantes.
Educação de destaque com reconhecimento nacional
Desde o início de sua gestão, Tião Bocalom priorizou a modernização e o fortalecimento da educação infantil em Rio Branco. As escolas passaram por reformas que atenderam a exigências do Ministério da Educação (MEC) para o reconhecimento das unidades educacionais, com a construção de novas creches e o foco na valorização de professores e servidores.
“A educação é a base dessa transformação, e a nossa gestão está focada em oferecer o melhor para nossas crianças”, destacou Tião Bocalom. (Foto: Secom)
“Estamos transformando Rio Branco em uma cidade mais moderna, inclusiva e voltada para o futuro. A educação é a base dessa transformação, e a nossa gestão está focada em oferecer o melhor para nossas crianças, garantindo que elas tenham as ferramentas necessárias para um futuro promissor”, destacou Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco.
Também foram implementadas melhorias tecnológicas nas escolas, como a instalação de internet de qualidade e a distribuição de tablets para alunos. (Foto: Secom)
Também foram implementadas melhorias tecnológicas nas escolas, como a instalação de internet de qualidade e a distribuição de tablets para alunos e notebooks com internet para os professores.
A introdução do projeto de robótica nas escolas de ensino infantil, similar ao utilizado na Alemanha, também foi uma das grandes inovações. (Foto: Secom)
Outro grande avanço foi a adoção do programa MenteInovadora, que trouxe um novo modelo de ensino lúdico e interativo, melhorando o aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática. A introdução do projeto de robótica nas escolas de ensino infantil, similar ao utilizado na Alemanha, também foi uma das grandes inovações.
Outro grande avanço foi a adoção do programa MenteInovadora, melhorando o aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática. (Foto: Secom)
“A educação de Rio Branco nunca foi tão inovadora e transformadora. Estamos investindo em tecnologia, formação dos professores e melhorando as condições das escolas para que nossos alunos tenham um ambiente de aprendizado adequado e de qualidade”, Alysson Bestene, vice-Prefeito e secretário municipal de Educação.
A Prefeitura passou a oferecer até quatro refeições diárias para alunos de tempo integral e três para os alunos de turno. (Foto: Secom)
No campo da alimentação escolar, a gestão de Bocalom também se destacou. A Prefeitura passou a oferecer até quatro refeições diárias para alunos de tempo integral e três para os alunos de turno, todas acompanhadas por nutricionistas e com alimentos frescos de produtores locais. O programa Hortas e Fazendinhas permite que algumas escolas cultivem seus próprios alimentos, garantindo uma alimentação ainda mais saudável e sustentável.
O programa Hortas e Fazendinhas permite que algumas escolas cultivem seus próprios alimentos. (Foto: Marcos Araújo/Assecom)
Graças a essas iniciativas, Rio Branco alcançou destaque nacional. Em 2025, a cidade ficou em segundo lugar entre as capitais com as melhores notas nos anos iniciais do ensino fundamental, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além disso, o Projeto MenteInovadora foi reconhecido como um caso de sucesso e será apresentado em evento nacional em São Paulo.
Em 2025, Rio Branco ficou em segundo lugar entre as capitais com as melhores notas nos anos iniciais do ensino fundamental. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Na próxima semana, falaremos sobre o processo de modernização urbana, infraestrutura viária e mobilidade urbana, que tem transformado Rio Branco, deixando-a com a verdadeira “cara de capital”.
Obras estruturantes, construções modernas e revitalização de espaços públicos são apenas algumas das ações que têm tornado a capital acreana um verdadeiro canteiro de obras. (Foto: Izaías Gomes/Secom)
Obras estruturantes, construções modernas e revitalização de espaços públicos são apenas algumas das ações que têm tornado a capital acreana um verdadeiro canteiro de obras, gerando emprego e aquecendo a economia.