Ir para o conteúdo

Prefeitura de Rio Branco participa de oficina da Sudam e Amac para captação de recursos e fomento de investimentos

Com o objetivo de promover a capacitação de gestores públicos na elaboração de projetos, a Prefeitura de Rio Branco participou, nesta segunda-feira (5), da aula inaugural do Programa Conexão Amazônia, sobre captação de recursos para investimentos nos 22 municípios do estado, promovido pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em parceria com a Associação dos Municípios do Acre (Amac). O evento foi realizado no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac) e contou com a participação de diversas autoridades, incluindo prefeitos e gestores públicos.

Bocalom: “É uma oportunidade para dialogar com os empresários, prefeitos e a comunidade” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom destacou a importância desse evento para as prefeituras do Acre e empresários.

“A Sudam oferece muitos incentivos que podem ser acessados por investidores. É fundamental que os municípios saibam disso, pois eles têm o maior interesse em gerar emprego, renda e atrair empresas para seus territórios. Esta vinda da Sudam é uma excelente oportunidade para dialogar diretamente com os empresários, prefeitos e a comunidade”, disse Bocalom.

A capacitação, que segue até quinta-feira (8), é voltada para os 22 prefeitos acreanos e tem como foco proporcionar aos gestores as ferramentas necessárias para aproveitar os investimentos previstos para toda a Amazônia Legal, com um total estimado de 15 bilhões de reais até o próximo ano.

Jorgiene: “A capacitação visa fornecer aos gestores as ferramentas necessárias ” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A diretora de Planejamento e Articulação Política da Sudam, Jorgiene Oliveira, iniciou a sessão explicando a importância da compreensão por parte dos gestores municipais sobre os processos de elaboração de projetos e a busca por financiamentos. A capacitação visa fornecer aos gestores as ferramentas necessárias para acessar os recursos disponíveis e fomentar o desenvolvimento de suas respectivas cidades.

“Essa nossa conexão espera dialogar com quem realmente entende de Amazônia e que precisa dos incentivos e do fomento que a Sudam tem a oferecer junto com o Governo do Estado e todos os atores envolvidos. Na Sudam, temos três instrumentos principais, que são os incentivos fiscais, com redução do imposto de renda de até 75% para empresas que se instalam ou estão na Amazônia e geram empregos, o Fundo de Desenvolvimento do Norte (FNO), operado pelo Banco da Amazônia S/A, e outros mecanismos importantes”, explicou Oliveira.

Máximo: ““Fizemos questão de estar aqui” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O prefeito de Porto Acre, Máximo Antônio, também participou da capacitação e destacou a relevância do evento para o município, que enfrenta desafios, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de infraestrutura e setores como agricultura e assistência social.

“Fizemos questão de estar aqui, eu, minha vice-prefeita e nosso secretário, para acompanhar de perto as orientações e adquirir mais conhecimentos sobre captação de recursos. Nosso objetivo é investir em infraestrutura, desenvolvimento social e agricultura para melhorar cada vez mais a qualidade de vida no nosso município”, afirmou o prefeito.

Como presidente da Amac, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, demonstrou entusiasmo com a iniciativa da Sudam e evidenciou a importância da participação ativa dos municípios na atração de investimentos para a região.

A Prefeitura de Rio Branco reforça seu compromisso com a capacitação e o desenvolvimento do Estado do Acre, visando uma gestão mais eficiente e a busca por soluções para os desafios enfrentados pela população.

Outras notícias...