Prefeitura realiza premiação de melhor redação sobre educação fiscal

A Prefeitura de Rio Branco, por meio das secretarias municipais de Finanças (Sefin) e de Educação (Seme), realizou na manhã desta quarta-feira (27), a XV Premiação de melhor redação em Educação Fiscal e Tributos.

Ao todo, mais de 1.500 alunos do ensino fundamental das 28 escolas municipais da capital participaram do concurso e praticamente lotaram o Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Kalma: “A pessoa vai se tornando mais crítica e tornando-se um cidadão cada vez mais participativo”  (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A coordenadora de Educação Fiscal da prefeitura, Kalma Aragão, disse que o programa tem como principal objetivo despertar o interese pelo assunto nas crianças desde a adolescência, além do seu papel na sociedade, bem como entender os seus direitos e deveres.

“Os alunos vão crescendo do seu papel como cidadão, ou seja, preservando o meio ambiente, preservando o bem público e estimulando principalmente os pais da importância do imposto, onde esse imposto vai ser convertido em serviços prestados, como educação, a escola que ele estuda, as praças que ele brinca, os hospitais, a segurança. Então eles vão tendo o quê? O gosto, a apropriação do seu dever como cidadão. E além disso, ele vai se tornando uma pessoa crítica e justamente tornando um cidadão cada vez mais participativo, desde criança”.

A estudante do 4º ano da escola Padre Peregrino, Elloyse Lis, 9 anos, afirmou que aprendeu sobre educação fiscal durante o programa.

“Eu aprendi muitas coisas sobre educação fiscal, sobre os impostos que são importantes e ajudam a nossa cidade a arrecadar e construir a nossa cidade muito mais”.

Mais de 1.500 alunos participaram do concurso (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O secretário da Sefin, Wilson Leite, disse que a premiação é um incentivo para que os estudantes possam se sentir valorizados e principalmente desenvolver e entender os seus direitos como futuros cidadãos conscientes da importância do pagamento dos tributos e de suas finalidades.

Wilson: “É um projeto para mostrar a importância do imposto na vida do cidadão” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Esse é um programa que já temos há alguns anos. Ele só cresce esse projeto, é um projeto de grande importância para a formação acadêmica dessas crianças, elas saberem da importância do imposto na vida deles, na formação de um cidadão, no emprego do dinheiro público, na educação, na saúde, na publicização. Então, esse projeto é justamente para a gente mostrar para essas crianças a importância do imposto na vida do cidadão.”

Com o título “A Carta”, a vencedora da melhor redação, foi a estudante da escola Raimundo Hermínio de Melo, Katryna Rocha, de apenas 9 anos. Ela abordou os direitos e deveres dos cidadãos e pontuou em sua redação que os impostos pagos retornam em forma de benefícios para toda a sociedade.

As cinco melhores redações, receberam de premiação tablets, além de troféus e medalha. As escolas participantes também receberam TVs, ar condicionados e projetores para as salas de aula.

Outras notícias...