O Instituto de Previdência de Rio Branco (RBPrev) solicitou uma audiência pública, nesta sexta-feira (22), na Câmara Municipal de Rio Branco, para apresentar o balanço dos serviços prestados durante o ano de 2024. O evento contou com a participação do vereador Ismael Machado, presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara, José Augusto, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Rio Branco (Assermurb) e do diretor-presidente do RBprev, Osvaldo Santiago.

O principal objetivo da audiência foi atender às exigências do programa Pró-Gestão, uma iniciativa do Ministério da Previdência que promove boas práticas administrativas. Além disso, a reunião buscou oferecer transparência à população, detalhando a situação financeira, administrativa e operacional do RBPrev.

“Essa audiência pública acontece todos os anos para que haja uma prestação de contas do exercício e nós estamos aqui para prestigiar e participar, já que temos os nossos conselheiros que fazem parte dos dois conselhos, tanto do Conselho Fiscal, como do CAPS, que ajudam no debate e na discussão dos recursos do RBPrev. Nós temos acompanhado os recursos, os investimentos e o RBPrev está entre os cinco institutos de previdência própria com os melhores resultados. Isso nos deixa muito animados.”
Durante a audiência, Osvaldo Santiago destacou que o instituto opera atualmente em um regime superavitário, arrecadando quase três vezes mais do que gasta. Segundo ele, os recursos geridos pelo RBPrev garantem uma robusta poupança, assegurando o equilíbrio financeiro da instituição.

“Nós estamos rigorosamente em dia, muito bem, obrigado. Agora estamos lutando para tornar o RBPrev um regime próprio de previdência ainda mais equilibrado.”
De acordo com o vereador Ismael Machado, presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal de Rio Branco, apesar da instituição atualmente apresentar superávit, demonstrando boas condições financeiras, durante a audiência um dos temas discutidos foi a preocupação com a sustentabilidade a longo prazo.
“Estamos acompanhando, no momento, que o RBPrev está em boas condições e superavitário, mas sempre nos preocupamos com os próximos anos. Essa é a discussão hoje: garantir que os recursos sejam bem cuidados e bem aplicados para que não tenhamos nenhuma surpresa negativa no futuro.”