Ir para o conteúdo

Prefeitura de Rio Branco proporciona segurança e organização nos cemitérios no Dia de Finados

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), que também gerencia os quatros cemitérios da capital: São João Batista, Cruz Milagrosa, Jardim da Saudade e o do São Francisco, proporcionou uma verdadeira força tarefa para deixar os espaços bem organizados e acima de tudo com segurança.

Mais de 50 mil pessoas são esperadas nos quatro cemitérios  (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

Enquanto a RBtrans organizava o fluxo de veículos, garantindo a segurança dos visitantes, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SASDH) orientava às pessoas sobre o trabalho infantil e o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), disponibilizava água mineral e gelada durante toda manhã e tarde deste sábado (02), aos milhares de visitantes que foram aos cemitérios homenagear e orar por seus entes queridos.

Joabe: “Limpeza dos cemitérios é uma constante ” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

Para o secretário da SMCCI, Joabe Lira, a organização e limpeza dos cemitérios é uma constante desde que a atual gestão do prefeito Tião Bocalom assumiu o governo da capital.

De acordo com o secretário de Cuidados com a Cidade a expectativa é de mais de 50 mil pessoas passem pelos quatro cemitérios da cidade. Ele ressaltou ainda que o prefeito tem dado uma atenção especial para os cemitérios.

“O dia de finados é um dia especial, onde as pessoas vêm fazer suas homenagens. Então, nós preparamos com muito carinho esse dia o cemitério para receber as pessoas com muita tranquilidade. Passamos a semana inteira com um mutirão fazendo a limpeza, fazendo as manutenções necessárias também. Estamos também com uma estrutura grande aqui para receber as pessoas. São mais de 200 pessoas divididas para receber as pessoas. Facilitando a visitação”, explicou.

Como parte da programação foram celebradas duas missas, às 8h e às 16h. No Cemitério São João Batista quem celebrou a palavra de Deus foi o Bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquin.

Carlos: “É um dever para com quem em vida foi tão importante” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

Para o professor Carlos Augusto Coelho, que veio visitar o túmulo de seus familiares, além de prestar as suas homenagens é também um dever para com quem em vida foi tão importante para ele.

“Nós que perdemos pessoas queridas eu encaro como uma responsabilidade, uma obrigação de todo dia, 2 de novembro, dia dos finados, prestar homenagem a quem foi tão útil para todos nós quando era criança, ainda adulto, as orientações dos pais, a convivência com o nosso familiar e alguns amigos que nós temos aqui. Então, é uma justa homenagem”, destacou.

Marcelo: “Espero fazer bons negócios (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

Quem aproveitou o feriado de finados para ganhar um extra foram os pequenos comerciantes. Marcelo Silva dos Santos, que regularmente trabalha como motorista de aplicativo, disse que espera poder fazer bons negócios vendendo os seus produtos.

“Com certeza, é excelente, conforme está de manhã, nós já vendemos muitas flores, tem muitas variedades de flores, tem de 25, 30, 35, tem vela, tem fósforo, tem água de coco, água com gás, água sem gás, estamos aí, a expectativa é para conseguir uma boa renda aí hoje”, disse o motorista.

No Cemitério Jardim da Saudade que fica na parte alta da cidade; quem celebrou a missa foi o Padre Pedro Afrânio, da Paróquia Santa Cruz, que fica no Tancredo Neves.

 

Outras notícias...