Observando a realidade que se desenrola dentro e nos arredores dos cemitérios da capital no dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou a operação Campo Santo, uma ação voltada contra violação de direitos, em especial o trabalho infantil.
O objetivo da operação Campo Santo é combater o trabalho infantil, sensibilizando a população sobre a importância de proteger os direitos das crianças, que muitas vezes são vistas em situações de trabalho nas proximidades dos cemitérios, fazendo limpezas, vendendo flores, velas e outros itens.
Com uma abordagem de conscientização, a equipe da SASDH, formada por psicólogos, assistentes sociais, agentes e educadores sociais, percorrem os espaços dos cemitérios, identificando situações de trabalho infantil, violação de direitos e dialogando com visitantes e os próprios jovens que estão trabalhando, sobre os riscos e as consequências do trabalho precoce. Além disso, analisando cada caso, são realizados encaminhamentos para políticas públicas.
“A presença de crianças trabalhando, vendendo produtos, durante o dia de Finados é uma triste realidade que precisamos mudar. Hoje, estamos aqui para lembrar a todos que as crianças têm o direito de estudar, se divertir e se desenvolver, longe dos perigos desse tipo de atividade”, explica Nívea Melo, Técnica de Referência de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI).
Durante a ação, também foram distribuídos materiais informativos que detalham a legislação sobre trabalho infantil e os direitos das crianças. Além disso, a SASDH também disponibiliza informações sobre canais de denúncia para que a população possa reportar situações desse tipo.
A iniciativa também incluiu orientações sobre como a comunidade pode acessar os serviços socioassistenciais e ajudar a proteger as crianças, incentivando o envolvimento das famílias na educação e no lazer, ao invés do trabalho.
“Reforçamos que os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estão à disposição para apoiar as famílias, oferecendo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, acompanhamento da situação familiar e acesso a programas de assistência. Esses serviços são essenciais para que as crianças possam ter um desenvolvimento adequado”, completou Nívea.
Para o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Wellington Chaves, a operação Campo Santo, durante o Dia de Finados, não só visa combater diretamente uma prática preocupante, mas também gera reflexão sobre a importância da sociedade cuidar e proteger as futuras gerações.
“Através de ações de abordagem e conscientização, podemos construir uma rede de apoio e proteção, onde toda a sociedade desempenha um papel na erradicação do trabalho infantil. Temos canais e unidades preparadas fazer os atendimentos. Mais uma vez, reafirmamos o compromisso da gestão municipal em proteger a infância, buscando promover um desenvolvimento saudável de todas as crianças de Rio Branco”, destacou o secretário.
Se identificar qualquer situação de exploração ou trabalho infantil, ligue:
99943-4305 ou Disk 100 (Direitos Humanos)