Objetivando apresentar para a população o setor produtivo de Rio Branco e a força do campo, a prefeitura da capital acreana realiza o primeiro Festival da Macaxeira, evento que inicia nesta quarta-feira (26) e vai até o próximo sábado (29), sempre a partir das 18h, na Praça da Revolução.

O Prefeito de Rio Branco e o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), empresário Marcelo Moura, estiveram no início da manhã desta quarta-feira (26), conferindo os últimos preparativos do festival.
Segundo o prefeito, este Festival da Macaxeira é a representação daquilo do que sempre foi dito nesta gestão sobre a necessidade de fortalecer o campo para que possa enriquecer e chegar até a cidade.
“A equipe da Secretaria de Agricultura (Seagro) está totalmente dedicada a esse projeto, a Acisa, que está cuidando da coordenação do projeto, está de cabeça com toda a sua equipe envolvida. E, se Deus quiser, será o primeiro Festival da Macaxeira que ficará marcado para o resto da vida. Toda vez que você faz uma grande festa, como a gente já fez aqui o carnaval, os finais de ano realmente fomenta muito a economia solidária, a economia individual, muitas pessoas vivem desses momentos de festa, onde eles podem ganhar um dinheirinho a mais. Então, eu estou feliz porque é aquilo que eu sempre disse, nós precisamos primeiro de Deus, depois de saúde, mas depois de dinheiro. Então, é uma oportunidade de trabalho para aquelas pessoas que gostam de participar desses eventos e ganhar o seu dinheirinho”.

Marcelo Moura, presidente da Acisa, também destacou o aquecimento da economia de Rio Branco com o evento e classifica o Festival como mais uma parceria de sucesso.
“O público pode ter certeza que vai encontrar aqui muito trabalho, muita dedicação, muito carinho e capricho da prefeitura e da Acisa. Mais uma parceria de sucesso, com certeza. É o primeiro festival, mas um festival feito com muito carinho para todos. Tenho certeza que a população vai vir prestigiar e vai lotar essa praça. Vai ser, com certeza, mais um grande evento. Um evento muito especial, em alusão a todo o trabalho que a população produtora de Rio Branco, e não só de Rio Branco, mas de todo o Acre que faz, em alusão a esse trabalho com a macaxeira que é muito importante para a subsistência do nosso povo. Para economia representa muito, principalmente mostrar que a gente está olhando por quem produz, por quem gera riqueza, quem gera renda, porque essa riqueza vem do campo para a cidade, e na cidade ela é redistribuída socialmente, então é muito importante a gente mudar isso, a gente dar mais ênfase ao que está sendo construído do campo para a cidade, acho que esse é o legado que o próprio prefeito vem falando há muitos anos, e hoje está sendo feito.”