Prefeitura de Rio Branco e Governo do Estado formam grupo de trabalho para estudo de Parque Tecnológico

Na manhã desta quarta-feira (19), foi realizada uma reunião entre a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado com o objetivo de formar uma equipe de trabalho para iniciar um projeto voltado à criação e implantação do Parque Tecnológico, na capital acreana. Este grupo será responsável por desenvolver as peças técnicas necessárias para subsidiar o estudo e apresentar o andamento do projeto de lei para a prefeitura de Rio Branco.

O estudo visa identificar os segmentos tecnológicos e inovadores para atrair empresas geradoras de emprego para jovens formandos nas universidades locais. Durante o encontro, foi ressaltado que a principal região a ser incentivada são os arredores das universidades, responsáveis pela qualificação e formação da mão de obra especializada que poderá ser absorvida pelas futuras empresas a serem atraídas.

“A principal região que nós temos são as regiões nos entornos das universidades, que estão provendo a qualificação da nossa mão de obra e provendo também a nossa mão de obra qualificada e especializada, que pode ser aí internalizada nessas empresas que se pretende atrair”, explicou o secretário Estadual da Indústria Ciência e Tecnologia, Assur Mesquita.

A iniciativa visa proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento de ideias inovadoras na região e promete impulsionar significativamente o setor de tecnologia em Rio Branco, como garante o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação da capital (SDTI), coronel Ezequiel Bino.

“Nós temos ideias maravilhosas sendo desenvolvidas que não deixam nada a desejar a outras iniciativas do restante país, e o prefeito Bocalom juntamente com o governo do Estado, criando essa área de tecnologia para que a gente possa, de uma vez por todas, dar um passo inicial para que a gente tenha ali um ambiente bem favorável ao desenvolvimento de todas essas ideias que estão sendo desenvolvidas aqui em Rio Branco.”

Essas áreas específicas ainda serão definidas na próxima reunião, conforme estudo conduzido pela comissão técnica do grupo de trabalho. A prefeitura está comprometida em concluir esse levantamento o mais breve possível, unindo forças para avançar com esse projeto, como afirma o secretário de Finanças do município (Sefin), Wilson Leite.

” A gente deve abrir mão de uma receita de ISS e também fazer o incentivo do IPTU para que essas empresas se estabeleçam naquela determinada localidade. Esse é o nosso papel e, o mais breve possível, a gente já vai estar com todo o levantamento pronto para juntar forças e colocar esse projeto para frente.”

Outras notícias...