Em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado no dia 20 de junho, e ao Dia Nacional do Migrante, comemorado no dia 19, a Prefeitura de Rio Branco, em parceria com o Estado deu início a um evento especial nesta terça-feira (18), no auditório da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagro). A programação contou com a participação de diversas autoridades, incluindo representantes do Ministério Público, Ministério do Trabalho, órgãos estaduais e municipais.
O destaque do evento foi o lançamento de um novo sistema de cadastro de migrantes, desenvolvido para a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), que promete aprimorar o gerenciamento dos dados e facilitar o acolhimento humanitário dessas pessoas.
Instituições como a União dos Municípios, o Conselho de Direitos Humanos e o Comitê de Políticas Públicas uniram-se com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do acolhimento humanitário. A iniciativa visa promover políticas públicas eficazes e garantir uma recepção segura para os imigrantes e refugiados que chegam ao país, enfrentando desafios diversos.
“Nós precisamos de todas as instituições, da União dos Municípios, do Conselho de Direitos Humanos, do Comitê, para podermos promover política pública e também uma acolhida segura para eles no Brasil. Ass pessoas chegam em vulnerabilidade, a grande maioria quando nos procuram. Desde o início já tem que regularizar a sua situação, documentação, não conhece a cultura, não conhece a língua. Essas pessoas precisam de orientações”, explicou a chefe do Departamento de Proteção aos Direitos Humanos, Maria da Luz.
A prefeitura está trocando informações e se preparando de forma conjunta com o estado com foco em áreas como saúde, educação, segurança e assistência social, para atender às necessidades dos imigrantes e proporcionar-lhes dignidade e qualidade de vida.
O evento, que se estenderá até quinta-feira, dia 20, promete ser uma semana de aperfeiçoamento, trazendo resultados positivos para a comunidade imigrante. Essa mobilização reforça o compromisso da Prefeitura de Rio Branco em oferecer um acolhimento humanitário adequado, garantindo que todos àqueles que chegam ao país pelo Acre encontrem um ambiente de apoio e respeito.
“Hoje, o Município de Rio Branco, tem feito todos os esforços necessários para que a gente possa atender à política pública, na nossa casa de passagem, com várias melhorias, fruto de recursos próprios. Nós teremos aqui uma semana de aperfeiçoamento e com certeza vamos levar bastante fruto dessa agenda aqui que vai até quinta-feira”, disse o diretor de Assistência Social, Ivan Ferreira.