A 1ª Feira Tech Jovem Digital Amazônia 2024, promovida pela Prefeitura de Rio Branco, que ocore desde essa quinta-feira (13), no Sesc bosque tem se consolidado como um ponto de encontro essencial para entusiastas de tecnologia e inovação.
O evento oferece aos visitantes a oportunidade de explorar inovações tecnológicas, com um foco especial no potencial transformador. Um dos destaques do evento desta sexta-feira (14) foi a palestra sobre Inteligência Artificial, com ênfase em Processamento de Linguagem Natural (NLP, na sigla em inglês). A apresentação abordou a importância e a evolução dessa área específica da IA.
O Processamento de Linguagem Natural, ou NLP, é uma subárea da inteligência artificial que se concentra em ensinar computadores a compreender e gerar dados na linguagem humana. Isso inclui a capacidade de interpretar gramática, ortografia e outras nuances das línguas naturais, tanto faladas quanto escritas.
O objetivo final é que as máquinas possam reproduzir a voz humana e gerar textos de maneira similar ao desempenho humano, além disso permitem aos computadores realizar tarefas tradicionalmente exclusivas dos seres humanos, como falar, escutar, escrever e compreender a linguagem natural.
“Falamos aqui de tecnologia blockchain e agora de inteligência artificial, dois assuntos mais do que atuais. Tivemos aqui a presença de quase mil pessoas. Segundo dia maravilhoso também, com muitas pessoas aqui presentes, além da rede municipal, rede estadual, muitas pessoas se inscreveram nos nossos paineis. Estamos muito felizes porque a gente está conseguindo atender aquilo que o prefeito queria, colocar os nossos jovens, o nosso público da capital num evento que não deixa desejar em nada”, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, Ezequiel Bino.
Outro assunto abordado nesse segundo dia de feira, foi a realização de um estudo inicial com o governo do Estado visando a criação de regiões tecnológicas na cidade. A ideia trazida pelo estado será agora analisada pela prefeitura, que juntamente aos seus técnicos, irá pensar em uma, duas ou até três áreas delimitadas para esse fim.
“A partir de agora, designamos aqui uma comissão de trabalho para trabalharmos a delimitação desse espaço e a criação do marco legal de criação oficial do Parque Tecnológico por uma lei municipal incluindo o incentivo fiscal para as empresas de tecnologia que é o principal atrativo no qual vai criar uma condição de atrair empresas de tecnologia e aproximar empresas da universidade gerando empregos para esses universitários que estão aí se formando a cada ano”, explicou Assurpanipal Mesquita, secretário Estadual de Indústria, Ciencia e Tecnologia.
O objetivo é criar oportunidades para empreendedores no setor de tecnologia da informação, oferecendo incentivos como a redução de impostos para atrair investidores para este setor, além de unificar os que já estão espalhados pela cidade.
“Nada melhor do que esse momento na feira, notadamente com o nosso secretário, coronel Bino, para que as duas secretarias comecem a fazer um estudo, porque quem tem que delimitar essa área é o próprio município em lei. Então, a ideia já trazida pelo governo do Estado, a prefeitura agora vai sentar com os seus técnicos para poder pensar uma ou duas ou talvez até três áreas delimitadas dentro de Rio Branco para que sejam consideradas áreas de interesse tecnológico”, destacou o prefeito de Rio Branco.