Na manhã desta sexta-feira (24), o prefeito de Rio Branco participou de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) em celebração ao Dia da Indústria, comemorado anualmente no dia 25 de maio.
A solenidade, que partiu de um requerimento da mesa diretora, reuniu presidentes, diretores de sindicatos, membros da federação e representantes da Procuradoria Geral do Estado.
O presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), abriu a sessão saudando os presentes e destacando a importância da indústria para o desenvolvimento econômico e social do país.
“Primeiro, nos honra muito estar prestando essa homenagem para uma instituição tão importante para o nosso estado, na geração de emprego, renda e também na produção. Então, a Assembleia Legislativa cumpre um papel que é institucional, de reconhecer e de homenagear àqueles que trabalham para o desenvolvimento, pelo crescimento do estado do Acre”, destacou.
Durante a cerimônia, autoridades e representantes do setor industrial ressaltaram a relevância das atividades industriais para a geração de empregos para aquecer a economia local. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), José Adriano, enfatizou que o reconhecimento do setor é crucial.
“Nós também estamos à frente de um fórum empresarial que reúne outras federações do comércio e da agricultura e estamos sempre dialogando com todo setor privado procurando juntar as necessidades do mundo empresarial e todo setor de empreendedores para que o Legislativo consiga trabalhar pautas relacionadas à geração de emprego e renda que com certeza pode trazer uma tranquilidade do ponto de vista político para todos eles futuramente.”
Em seu discurso, o prefeito da capital enfatizou que, apesar da distância dos grandes centros consumidores e dos altos custos operacionais, a indústria do Acre, especialmente a da construção civil, continua a desempenhar um papel vital na economia do estado. Ele disse que o metro quadrado da construção civil aqui é muito mais caro do que em São Paulo, Rio de Janeiro, ou Brasília. Além disso nos últimos tempos, a construção civil enfrentou dificuldades, mas segundo ele as ações da prefeitura têm ajudado a revitalizar o setor, como a Isenção das taxas e do IPTU das indústrias durante a pandemia, contribuindo para a manutenção dos empregos para a população local.
“Nossa prefeitura criou oportunidades de trabalho para a grande parte da indústria da construção civil. Fora isso, outras indústrias aqui da panificação, indústria da confecção, a Prefeitura de Rio Branco tem feito o que pode, inclusive isentando taxas, IPTU, por exemplo. Então, a prefeitura tem feito a parte dela e, com certeza, bem feito para poder manter os empregos da população.”