Semeia promove palestra sobre queimadas urbanas no Colégio Estadual Barão do Rio Branco

Em virtude do período de estiagem no Estado do Acre, quando há o aumento do risco de ocorrências de queimadas urbanas, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Escola de Educação Ambiental, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), desenvolveu ações de educação ambiental no colégio estadual Barão do Rio Branco, tendo como público-alvo alunos do ensino médio da instituição.

A atividade foi realizada na última semana para alertar sobre os impactos socioambientais e à saúde que as queimadas urbanas podem causar com o tema: “Queimadas: como nos afetam?”

A palestra se mostra como uma ação de prevenção, cujo objetivo é alertar o público sobre os impactos causados ao meio ambiente e, consequentemente, à saúde quando existem queimadas urbanas, além de apontar a existência de alternativas ambientalmente adequadas ao uso do fogo.

“Ações como essa, promovidas pela Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal, estão em andamento em várias instituições para diversos públicos e fazem parte do Plano de Prevençao e Combate às Queimadas Urbanas do Município de Rio Branco”, disse o secretário da Semeia, Carlos Nasserala.

De acordo com a diretora da Escola da Escola de Educação Ambeintal do Horto Florestal, Luzimar Oliveira, a principal forma de combate às queimadas é a informação, uma vez que a população sabe as consequencias e os danos provocados por elas.

“Cada cidadão pode desempenhar um papel importante na prevenção e combate às queimadas. Pequenas atitudes do dia a dia podem fazer a diferença e o engajamento coletivo é essencial para proteger nosso meio ambiente e assegurar o equilibrio ambiental e a manutenção da qualidade do ar”, explicou a diretora.

Outras notícias...