Em uma parceria entre a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e o Senac, cursos profissionalizantes nas áreas de beleza, alimentação e informática serão ofertados aos moradores da Vila Acre e Vila da Amizade. Os recursos para a realização desses cursos provêm da Prefeitura de Rio Branco, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal.
O processo de inscrição foi facilitado, ocorrendo por meio da coordenação do PAC, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Helena e a equipe do Senac. As aulas são ministradas na sede do Sindicato dos Auditores Fiscais de Rio Branco (Safirb).
Três turmas já iniciaram com um total de 60 vagas distribuídas entre os cursos de bolos e tortas, preparo de hambúrguer e de pizza. O curso de bolos e tortas, por exemplo, possui uma carga horária de 40 h/aula e conta com a participação de 20 alunos da comunidade. A parceria tem sido elogiada com sucesso pelos envolvidos.
“Eu quero agradecer a Deus por estar fazendo esse curso e a prefeitura pela oportunidade de estar proporcionando esse curso aqui na comunidade de Santa Helena. Muitas pessoas não tem condições de ir até o Senac, de fazer um curso. É de muita importância, pois quem já tem experiência está se qualificando e quem não tem experiência de trabalhar com bolos e tortas, está aprendendo, está se envolvendo nessa área”, destacou a aluna Aline Aguiar.
Além disso, há planos de estender esses cursos para outras regiões da cidade, como Baixada da Sobral, Tancredo Neves, Rui Lino e Calafate. A secretária da SASDH, Suellen Araújo, disse que quem ganha com isso é a comunidade.
“São mulheres e homens que participam desses cursos para trazer renda, para que traga para sua família dignidade. Então, de fato, é uma parceria de sucesso com o Senac, Assim como a gente vai levar para as outras nossas regionais.”
“Nós temos uma parceria com a Prefeitura de Rio Branco para ofertar cursos. Eles fazem primeiro um levantamento na comunidade, através dos Cras, e aí depois desse levantamento nós trazemos esse curso para ofertar na comunidade onde atuam os Cras e essa parceria tem dado muito certo”, finalizou a gerente da unidade do Senac, Carlete Oliveira.