Programa Mulheres Mil chega ao IFAC em parceria com Prefeitura de Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco, em parceria com o Instituto Federal do Acre (IFAC) recebe mais um importante programa do governo federal, o Mulheres Mil, através de um trabalho dedicado que submete propostas para captação de recursos nos ministérios, em Brasília. Esse programa tem como objetivo primordial atender mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A aula inaugural ocorreu na manhã desta segunda-feira (18), na sede da reitoria do IFAC, e contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos Suellen Araújo, da diretora de Direitos Humanos da prefeitura, Rila Freze, Reitora do Ifac Rosana Cavalcante, vereadora Lene Petecão entre outras autoridades.

Fábio: “Serão 1.008 vagas disponíveis” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Ao todo 1.008 vagas serão disponibilizadas para esse público específico, com 480 delas destinadas à capital, Rio Branco e serão divididas em 16 turmas. As primeiras seis turmas, totalizando 120 mulheres, já iniciaram as aulas.

“É um programa que tem como foco atender às mulheres em vulnerabilidade social e nós estamos iniciando aqui no Estado do Acre em todos os municípios que nós temos uma unidade do Instituto Federal do Acre. Ao todo serão 1.008 vagas disponíveis para este público específico”, destacou o pró-reitor do Ifac, Fábio Storch.

Suellen: “Hoje estamos consolidando a parceria” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O programa representa um investimento significativo, com recursos da ordem de 1.612.800 (um milhão, seiscentos e doze mil, oitocentos) reais. A capacitação é de extrema importância para a região e o município de Rio Branco, beneficiando também todo o Estado. A parceria com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da SASDH e a Casa Rosa Mulher, foi essencial para viabilizar as inscrições e garantir que esses recursos cheguem às mãos das pessoas que mais precisam.

Rosana: “É uma política importantíssima para as mulheres” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Hoje nós estamos aqui só consolidando a parceria entre a nossa gestão municipal e o IFAC, que são cursos que a gente vai promover dentro do nosso público da Casa Rosa. Nosso prefeito Tião Bocalom é uma pessoa que promove a política das mulheres, cuida muito bem das nossas mulheres, das nossas políticas de assistência social e direitos humanos, e essa parceria com o IFAC vem só para consolidar e validar as políticas que nós já realizamos dentro da casa”, disse a secretária da SASDH, Suellen Araújo.

Com essa parceria e colaboração, o Programa Mulheres Mil promete transformar vidas e contribuir para o fortalecimento da comunidade em geral, oferecendo oportunidades de capacitação e empoderamento para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“É uma política importantíssima para as mulheres, ofertada desde 2010 pelo governo federal, e que hoje ocupa um lugar de relevância na sociedade. Em 40 dias, essas mulheres vão fazer o curso e receber uma bolsa, então a gente precisa de oportunidade. A gente precisa se oportunizar para poder fazer a grande mudança e transformação da sociedade”, finalizou a reitora do IFAC, Rosana Cavalcante.