O prefeito de Rio Branco visitou a Câmara Municipal, nesta quinta-feira (14), para agradecer aos vereadores pela parceria entre os poderes executivo e legislativo durante o ano de 2023.
O gestor aproveitou a ocasião para protocolar três projetos de lei fundamentais para a cidade: o 1.001 Dignidades, o Minha Dignidade e o Minha Casa Minha Vida. Este último proveniente do governo federal, com contra partida da prefeitura. Com estes 3 projetos somados, quase 2.000 novas moradias serão disponibilizadas na capital acreana.
Os três programas habitacionais em questão abrangem uma gama diversificada de soluções. As novas habitações serão destinadas para àqueles que mais necessitam, especialmente àqueles afetados por alagamentos ou vivendo em condições precárias ou áreas de riscos. Essa medida visa não apenas prover moradias, mas também resgatar a dignidade dessas famílias em situações vulneráveis. O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Raimundo Neném, disse que os projetos que estão na casa terão prioridade de votação.
“O intuito agora é dar celeridade àqueles que estão aqui na casa”, frisou o presidente da Câmara.
O prefeito destacou o compromisso da gestão para beneficiar os mais pobres e ressaltou a importância desses projetos serem aprovados. Ele aproveitou a oportunidade para divulgar, através de vídeos, o programa habitacional da prefeitura.
“O programa de habitação começou lá atrás e hoje se transformou em três. O “1001 Dignidades “com casas de madeira, o Minha Dignidade, que são prédios e serão financiados pela caixa econômica, parte 50% dele para os funcionários da prefeitura, 50% para a população em geral. O Minha Casa Minha Vida, que o governo federal lançou agora há pouco tempo e que nós também fomos beneficiados. Nós fizemos o cadastro e o governo federal liberou também quase 700 unidades para nós aqui. Então, juntando todos os três programas, nós teremos perto de 2 mil unidades habitacionais para as pessoas de baixa renda, principalmente àquelas que foram alagadas ou moram em cima de esgoto.”