Servidores da prefeitura participam de Oficina de Elaboração de Projetos em Educação Ambiental

Servidores responsáveis por multiplicar os conteúdos de educação ambiental junto às comunidades (Foto: Luzimar Oliveira/ Assecom)

Com o objetivo de reforçar a capacitação de servidores e demais profissionais da área de Educação Ambiental, especialmente no que diz respeito à elaboração de projetos, a equipe da Escola de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) participou, durante três dias (21, 22 e 23 de novembro), na última semana, da Oficina de Elaboração de Projetos em Educação Ambiental promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac).

O objetivo foi capacitar os participantes para a elaboração de projetos em Educação Ambiental, proporcionando ferramentas teóricas e práticas para identificação de problemas ambientais.

A abordagem da oficina foi voltada para a elaboração de Projetos de Pesquisa e Ensino, Projetos de Extensão, Didático Pedagógico e Experiência Prática.

Segundo o secretário da Semeia, Carlos Nasserala, capacitações são de suma importância para manter o nível das instituições e servidores, podendo assim, fornecer melhor qualidade no resultado do trabalho para a população.

“É importantíssimo termos pessoas que possam planejar e implementar ações educativas e de extensão que contribuam para a promoção da sustentabilidade”, disse Nasserala.

Participaram da Oficina, além da historiadora Luzimar de Oliveira, diretora da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal, mais quatro pessoas da Educação Ambiental, a arquiteta e urbanista, Isadora da Costa Chemim; a assistente social, Maria Patrícia Xavier; a geógrafa, Rayane Bezerra Ribeiro e a geógrafa e arte-educadora, Neiva Nara Lins.

Luzimar oliveira destacou que essa oficina foi mais uma das forma de capacitar os servidores responsáveis por multiplicar os conteúdos de educação ambiental junto às comunidades para que se atinja uma rede eficiente de políticas públicas para a proteção e a conservação do meio ambiente.

“Educação é a base de tudo. Quando o assunto é meio ambiente, essa premissa não é diferente. A Educação Ambiental, unida a ações eficientes de gestão ambiental, é importante componente para conscientização sobre o meio ambiente”, explicou Luzimar.