O Horto Florestal é uma área de lazer pública com 17 hectares. Está aberto todos os dias das 5h às 20h, inclusive nos fins de semana e é uma ótima alternativa para quem deseja praticar atividades físicas, realizar eventos culturais e fazer trilhas ecológicas.
Aos cuidados da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), o parque chega a reunir mais de 1.000 visitantes todos os fins de semana.
Para o aposentado Benedito de Farias, o Horto já se tornou sua segunda casa, tendo em vista que ele preza pelo cuidado à saúde.
“Acredito que aqui seja o maior espaço do Acre. Para nós que estamos na terceira idade é uma coisa super importante. Eu, minha família e outros que estão aqui. É um espaço que considero um paraíso para nós”, destacou.
De acordo com o servidor público Nildomar Nunes, ele sempre caminha no horto, duas ou até três vezes por semana e também aos finais de semana.
“Sempre estou caminhando aqui por ser um ambiente muito gostoso em que corre um ventinho frio. Aqui é muito tranquilo é bom de caminhar”, disse.
Além da prática de atividades físicas, o Horto também é bastante frequentado por famílias, amigos e outros movimentos que confraternizam ou realiza alguma ação, como é o caso do Movimento Escoteiro.
Segundo Edna Maria Figueirôa, chefe do ramo lobinho do 8º grupo Semente do Amanhã, o espaço é de suma importância para as atividades que são realizadas com as crianças do grupo.
“É muito importante porque entramos em contato com a natureza e conseguimos mostrar os benefícios que a natureza pode trazer, ainda mais no tempo atual em que está acontecendo tanta destruição que, inclusive, está dando sinais e por isso temos que ensinar as crianças a manter o nosso ambiente melhor”.
Além disso, a beleza do espaço também chama atenção daqueles que estão a pouco tempo na cidade.
“Esse é um lugar muito abençoado, consigo ver as famílias vindo com seus filhos para participar de momentos, é muito bom ver o que o horto nos oferta. Desde as trilhas, opção de lazer, jogos ao lar livre, o parque. Para mim que tenho quase 2 anos em Rio Branco, este lugar me impactou bastante”, enfatizou a coordenadora da Associação das Mulheres para a Paz Mundial (AMPM), Maria Amparo.
Outro fator que também soma a diversidade presente no Horto Florestal é que por ser um espaço amplo, ele conta com muitas atividades culturais, dentre elas a dança.
“Eu gosto muito do espaço, haja vista que ele tem muito a ver com a natureza é assim se torna bastante acolhedor. O horto é um dos pontos fundamentais para que eu possa estar mostrando a minha dança e mostrando um pouco mais da cultura cigana”, disse a professora Paula Santos.