
Com objetivo de aprimorar a gestão de convênios e o aproveitamento integral dos recursos federais empenhados ao Município, o prefeito de Rio Branco participou do workshop “Fortalecimento da Governança, Gestão e Controle nas Transferências Discricionárias e Legais”, realizado no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), nessa terça-feira (07), pela Associação dos Municípios do Acre (Amac).
O evento contou com a presença do diretor do Departamento do Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, General Ubiratan Poty, que, além de ministrar a palestra sobre o tema, veio ao Acre vistoriar as obras em execução com recursos dos convênios firmados pelo programa com as prefeituras, tanto em Rio Branco, quanto em municípios do interior.
O prefeito Tião Bocalom, que também é presidente da Amac, enalteceu a importância da parceria e dos investimentos do programa para o desenvolvimento não apenas na capital, mas de todas as cidades do Acre.
“E eu quero só aproveitar o momento aqui pra agradecer o padrinho do Acre. O diretor, mas é o nosso general Poti, que tem tido um carinho tão especial com o Acre. A quarta vez que aqui ele já está com a sua equipe para orientar nós prefeitos, o governo e o estado, no sentido de não perder recursos”.
“As nossas obras agora, elas têm início, meio e fim, prestação de conta e tudo, mas por quê? Em função exatamente do Calha Norte. Estabelecer uma política totalmente diferente do resto do governo brasileiro, vindo diretamente com os prefeitos, com os técnicos, para poder verificar in loco a situação de cada obra, de cada convênio e isso tem dado uma tranquilidade muito grande para nós prefeitos. Então, muito obrigado, General, por tudo que o senhor tem feito aqui pelo nosso Acre. Eu acredito pelo Brasil também, por essa quantidade enorme de municípios que o senhor tem atendido aqui na região norte”, frisou o gestor.
“Agradeço ao prefeito pelas palavras que aumentam mais ainda o nosso compromisso de poder fazer com que todos esses convênios se transformem em obras, em equipamentos, e que melhore a vida da população, principalmente àqueles menos assistidos, os que estão em comunidades, os que estão mais afastados do grande centro. Essa é a nossa vontade, esse é o nosso entendimento. Que temos que fazer de tudo para que nenhum centavo seja perdido”, concluiu o diretor do Calha Norte, Gen. Ubiratan Poty.