Município decreta Situação de Emergência por estiagem em Rio Branco

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, assinou nessa segunda-feira, 30, o Decreto nº 1.257/2021, da mesma data, declarando Situação de Emergência por Estiagem no âmbito do Município. O documento leva em consideração a redução das chuvas na capital, o que está causando considerável redução no nível do rio Acre, que se encontra abaixo da média histórica para o período, afetando consideravelmente o abastecimento de água.

O decreto também leva em consideração que os meses de agosto e setembro são, historicamente, de maior criticidade devido aos baixos índices de chuva e fluviometria, em consequência do baixo nível de represas e poços fornecedores de água na zona rural, bem como a necessidade de se adotar medidas de resposta, preparação e recuperação dos cenários já acometido dos desastres provocados pela estiagem.

De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil, major-BM Cláudio Falcão, o decreto tem por finalidade ampliar e agilizar o socorro às comunidades que estão sofrendo com a estiagem.

“Com essa decretação, o prefeito Tião Bocalom agiliza as ações de socorro, passa poderes à Coordenação de Defesa Civil, para coordenar e mobilizar todas as Secretarias do Município para levar socorro às comunidades afetadas. Nosso foco principal neste momento são as comunidades rurais”, concluiu Falcão.

One thought on “Município decreta Situação de Emergência por estiagem em Rio Branco

Fechado para comentários.