A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, avança para a fase final da campanha de vacinação antirrábica de 2025. A estratégia adotada pelo Centro de Controle de Zoonoses, que combina pontos fixos e ações de busca ativa nos bairros, já ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, com mais de 38 mil cães e gatos imunizados em toda a capital.
Durante a ação, agentes vão aplicar gratuitamente a vacina antirrábica em cães e gatos, além de orientar os moradores sobre a importância da imunização para o controle da raiva. (Foto: Yago Ayache/Secom)
A última busca ativa do ano será realizada neste sábado (22), no bairro Esperança III. Durante a ação, os agentes vão aplicar gratuitamente a vacina antirrábica em cães e gatos, além de orientar os moradores sobre a importância da imunização para o controle da raiva.
Estratégia já ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, com mais de 38 mil cães e gatos imunizados em toda a capital. (Foto: Yago Ayache/Secom)
Além das ações itinerantes, o município mantém pontos fixos de vacinação:
Urap Roney Meireles – atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Centro de Controle de Zoonoses – vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para animais a partir de três meses de idade.
Com esse esforço conjunto, Rio Branco alcançou a cobertura mínima de 80%, índice recomendado pelo Ministério da Saúde. A raiva é uma doença viral grave e possui 100% de letalidade tanto em animais quanto em humanos, o que reforça a importância da vacinação como principal medida de prevenção.
Ação alcançou a cobertura mínima de 80%, índice recomendado pelo Ministério da Saúde. (Foto: Yago Ayache/Secom)
O médico-veterinário e gerente do Centro de Zoonoses, Herbert de Oliveira, comemorou os resultados obtidos e destacou a participação da comunidade.
“Estamos encerrando 2025 com um resultado muito positivo. A vacinação é fundamental por causa da alta letalidade da raiva. Pedimos que a população receba nossa equipe e vacine seus animais. A cada ano alcançamos a meta e isso nos motiva a continuar”, afirmou.
“Já são cerca de seis meses de campanha e estamos na reta final, mas é gratificante ver a meta sendo alcançada e sentir a aceitação da população”, disse Moabe. (Foto: Yago Ayache/Secom)
O agente de saúde do Controle de Zoonoses, Moabe de Sousa, também ressaltou a receptividade dos moradores durante as buscas ativas.
“Fico muito feliz porque as pessoas têm aberto as portas para nós. Já são cerca de seis meses de campanha e estamos na reta final, mas é gratificante ver a meta sendo alcançada e sentir a aceitação da população”, disse.