TechJovem reuniu crianças, estudantes e especialistas do Brasil e do exterior em discussões sobre tecnologia, inovação e inteligência artificial
O segundo dia do Festival Tech Jovem 2ª edição, realizado nesta sexta-feira (17), pela Prefeitura de Rio Branco, no Maison Borges, foi marcado pelo entusiasmo das crianças e pelo interesse crescente dos jovens nas áreas de robótica e inovação. O evento, considerado o maior de tecnologia do Acre, contou com feira, exposição de projetos, painéis temáticos e palestras com especialistas nacionais e internacionais.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, Ezequiel Bino, destacou a importância de o evento ter alcance internacional e oferecer debates com nomes de referência mundial.
“Quem está aqui está podendo presenciar o que há de mais atual nas discussões a respeito do tema no Brasil, especialmente no mundo”, disse Bino. (Foto: Vitória Souza/Secom)
“Tivemos aqui e continuamos a ter a presença importantíssima de especialistas do mundo inteiro, pessoas do Canadá, Alemanha e Espanha, falando diretamente ao vivo com as pessoas que estão assistindo ao painel. Então, essas pessoas estão trazendo os temas mais atuais, sob o ponto de vista que o mundo está vendo e trabalhando a inteligência artificial no dia a dia e no trabalho das pessoas. Quem está aqui está podendo presenciar o que há de mais atual nas discussões a respeito do tema no Brasil, especialmente no mundo”, disse Bino.
“A população tem comparecido com as crianças a fim de aprender com as novas tecnologias, que são o futuro do nosso Brasil, do Acre e também das nossas crianças”, explicou o Valtin. (Foto: Vitória Souza/Secom)
Já o secretário municipal da Casa Civil, Valtim José, ressaltou o compromisso da gestão em manter Rio Branco na rota da inovação. “Temos nos empenhado, dia a dia, para este evento. É uma ideia do nosso prefeito Bocalom, que é um pensador, um cara desafiador e tem uma mente brilhante, até porque é professor de matemática, então gosta muito de números. Eu quero parabenizar o prefeito Bocalom pela ideia e também parabenizar a população de Rio Branco, que tem comparecido com as crianças a fim de aprender com as novas tecnologias, que são o futuro do nosso Brasil, do Acre e também das nossas crianças”, explicou o secretário.
“Estou achando que se esse negócio já está começando agora, imagine daqui a 10 anos, 20 ou 30 anos”, disse Isaac empolgado. (Foto: Vitória Souza/Secom)
Entre os visitantes, o pequeno Isaac Rocha, de 11 anos, foi um dos que mais se encantaram com a área de robótica.”Estou achando que se esse negócio já está começando agora, imagine daqui a 10 anos, 20 ou 30 anos. Será que a gente vai colonizar Marte?”, questionou, empolgado.
A mãe de Isaac, Alessandra Hoyos, que também levou as gêmeas Wiliane e Wilisandra, destacou que esta é a segunda vez que participa da Tech Jovem e que a edição deste ano está ainda mais tecnológica.
Eles têm essa propriedade desde pequenos de mexer com a robótica e ter esse interesse, já priorizando o futuro”, ressaltou Alessandra. (Foto: Vitória Souza/Secom)
“A importância é máxima, né? Porque estamos vivenciando o futuro, e as crianças mais ainda. Eles têm essa propriedade desde pequenos de mexer com a robótica e ter esse interesse, já priorizando o futuro”, ressaltou a gestora escolar.
Com atividades voltadas à educação tecnológica, à inovação e à preparação para o mercado de trabalho, a Tech Jovem Digital segue se consolidando como um espaço de aprendizado e inspiração para as novas gerações acreanas.