Iniciativa fortalece o cuidado preventivo e a detecção precoce do câncer de pulmão na atenção primária
Alinhada aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e ao fortalecimento das Políticas de Saúde, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nessa terça-feira (20), a aula sobre Prevenção e Rastreio do Câncer de Pulmão, que foi organizada pelo projeto Check-Up Pulmão Norte. O encontro aconteceu no bloco de Medicina, na sala ambiente da Universidade Federal do Acre (UFAC).
O principal objetivo do projeto Check-Up é capacitar os médicos clínicos da Atenção Primária à Saúde (APS) para identificar o câncer de forma precoce, por meio do rastreamento ainda nos estágios iniciais da doença. Dessa forma, a Divisão de Doenças Respiratórias Crônicas de Rio Branco promove um avanço estratégico no fortalecimento da APS, ao reconhecer a necessidade de organizar o cuidado de forma contínua, integrada e resolutiva.
A chefe da Divisão, Adrielle Pinheiro, enfatizou a importância da prevenção ao câncer de pulmão, principalmente durante a avaliação inicial do paciente na consulta. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A chefe da Divisão, Adrielle Pinheiro, enfatizou a importância da prevenção ao câncer de pulmão, principalmente durante a avaliação inicial do paciente na consulta.
“Na Atenção Primária, é possível realizar o rastreamento em pacientes acima de 45 anos, tabagistas ou com histórico familiar, identificando alterações iniciais no parênquima pulmonar por meio de um raio-X. A partir disso, o profissional pode encaminhar o paciente para a atenção especializada, como radiologia e avaliação por especialistas, onde a condição pode ser confirmada ainda em estágio inicial”, afirmou.
A palestrante Izabela Ferreira ressaltou sinais que merecem atenção e podem servir de alerta para a população.(Foto: Marcos Araújo/Secom)
No decorrer da atividade, a palestrante Izabela Ferreira ressaltou sinais que merecem atenção e podem servir de alerta para a população.
“Entre os sinais de alerta estão a tosse que não passa, mesmo com o uso de xaropes ou antibióticos; a presença de sangue ao tossir; a perda de peso sem explicação, sem mudanças na alimentação ou na prática de atividades físicas; além de um cansaço fora do comum para realizar tarefas simples do dia a dia, como subir escadas ou até tomar banho. Ao perceber qualquer um desses sintomas, é fundamental procurar a unidade de saúde”, finalizou.
Renata Carvalho pontuou a necessidade da capacitação para fortalecer o cuidado prestado aos pacientes. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Presente no encontro sobre rastreamento do câncer, Renata Carvalho pontuou a necessidade da capacitação para fortalecer o cuidado prestado aos pacientes.
“Somos gratos à Secretaria Municipal de Saúde por iniciativas como esta, que fortalecem a capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente. A qualificação técnica contribui para decisões mais assertivas e para a agilidade nos encaminhamentos, assegurando que o paciente receba o cuidado adequado no momento oportuno”, disse.
A médica Aline Câmara afirmou que a proposta é abordar o tema de forma tranquila e acessível, permitindo que todos os colegas se atualizem sobre um assunto tão relevante. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Participante da capacitação, a médica Aline Câmara afirmou que a proposta é abordar o tema de forma tranquila e acessível, permitindo que todos os colegas se atualizem sobre um assunto tão relevante. O momento é ainda mais oportuno, considerando que a Prefeitura está estruturando novos grupos para auxiliar no enfrentamento do tabagismo.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio desta iniciativa, fortalece as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pulmão, aprimora a qualificação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde e amplia a capacidade de resposta da rede básica, garantindo um cuidado mais resolutivo à população.