Prefeitura de Rio Branco realiza ação de saúde e insere mais de 30 implantes contraceptivos em mulheres em situação de rua

Mutirão promove prevenção, cuidado e dignidade para mulheres que vivem em situação de rua

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na sexta-feira (28), a ação “Promovendo Equidade em Saúde para Mulheres em Situação de Rua”, na rua Piauí, localizada no bairro Dom Giocondo (Papouco). A iniciativa teve como destaque a inserção de mais de 30 implantes contraceptivos Implanon em mulheres em situação de rua, representando um marco importante na prevenção de gestações não planejadas nessa população vulnerabilizada.

Além da oferta do Implanon, a ação integrou diversos serviços de saúde e proteção social, reforçando o compromisso da gestão municipal com o cuidado integral.

Contraceptivos em mulheres em situacao de rua 7
“Ação foi planejada justamente para ampliar o acesso das mulheres em situação de rua ao método contraceptivo de longa duração”, destacou Jocelene. (Foto: Secom)

Segundo a diretora de Políticas de Saúde da Secretaria, Jocelene Soares, a ação foi planejada justamente para ampliar o acesso das mulheres em situação de rua ao método contraceptivo de longa duração.

“Pensamos em uma grande ação que contemplasse vários serviços, mas o objetivo principal era levar uma opção de método contraceptivo seguro e eficaz. Trouxemos o Implanon para que conseguíssemos colocar em praticamente todas as mulheres em situação de rua que aceitassem, porque entendemos que muitas engravidam todo ano — e isso é o que queremos evitar”, afirmou.

Contraceptivos em mulheres em situacao de rua 2
O presidente do bairro Dom Giocondo (Papouco), Welliton Pinheiro, destacou a relevância da iniciativa para a região, onde há grande concentração de pessoas em situação de rua. (Foto: Secom)

O presidente do bairro Dom Giocondo (Papouco), Welliton Pinheiro, destacou a relevância da iniciativa para a região, onde há grande concentração de pessoas em situação de rua. Ele enfatizou que a presença do poder público, por meio dos serviços de saúde, demonstra cuidado e responsabilidade social com essa população.

“Essa ação de saúde é muito importante para os moradores de rua que estão nessa situação, principalmente para as mulheres, que quase todo ano engravidam e muitas vezes os filhos acabam sendo entregues ou adotados”, frisou.

Contraceptivos em mulheres em situacao de rua 9
Ação integrou diversos serviços de saúde e proteção social, reforçando o compromisso da gestão municipal com o cuidado integral. (Foto: Secom)

Entre as mulheres atendidas, Maria (nome fictício) relatou satisfação com os serviços ofertados durante a iniciativa.“Eu vejo essa ação com bons olhos. A prevenção da gravidez é importante, principalmente pra gente que não tem muitas condições. Aproveitei tudo: coloquei o Implanon, fui ao dentista, foi uma ação bem legal”, disse.

  • Além da inserção dos mais de 30 implantes, também foram oferecidos:
  • Acolhimento psicossocial
  • Testes rápidos de HIV, sífilis e gravidez
  • Teste para detecção de tuberculose (TB)
  • Atendimento odontológico
  • Psicoeducação em saúde mental
  • Auriculoterapia
  • Atividades de arteterapia
  • Alongamento e atividades físicas
  • Atendimentos da Rede de Atenção Psicossocial

Outras notícias...