Melhorar o atendimento à população usuária da saúde pública do município de Rio Branco é o objetivo da Prefeitura, que, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa, está oferecendo cursos de qualificação para servidores e colaboradores da gestão.
A iniciativa busca fortalecer as práticas de acolhimento, promovendo capacitação contínua e contribuindo para que o serviço prestado seja cada vez mais humanizado, ágil e eficiente.

Nessa sexta-feira (29), servidores da Secretaria Municipal de Saúde participaram de um treinamento de comunicação e oratória, ministrado pela fonoaudióloga Gabriella Lima. Para a especialista, a comunicação é fundamental para garantir um bom atendimento e compreender as dores e os anseios das pessoas. Durante uma semana, coordenadores, diretores e servidores de 68 unidades de saúde estiveram envolvidos no processo de qualificação.
“Esses servidores que estão aqui participando da qualificação serão multiplicadores das técnicas adquiridas para os demais colegas da saúde. O que a Prefeitura quer é que todos os servidores e colaboradores recebam treinamentos para humanizar o atendimento ao público”, enfatizou Gabriella.

A médica Adriele Pinheiro, que coordena uma das áreas de atendimento, destacou a importância da formação profissional para aprimorar o cuidado com os pacientes.
“Esse curso é enriquecedor e gratificante. O workshop ofereceu técnicas para melhorar o atendimento e, assim, garantir que os usuários da rede sejam sempre o nosso foco”, afirmou.

Erisângela Matos, servidora de carreira da Secretaria de Saúde há 21 anos, ressaltou que a atual gestão tem se diferenciado pelo investimento na valorização dos profissionais.
“Já passei por várias gestões, mas somente agora consigo visualizar investimentos consistentes para valorizar os servidores e os serviços oferecidos à população. Esses profissionais estão diretamente ligados ao cidadão e merecem ter condições de oferecer um atendimento melhor”, evidenciou.
Durante o curso, os participantes receberam orientações sobre boas práticas de atendimento, comunicação afetiva e técnicas para lidar com diferentes demandas da população, assegurando um serviço público mais humanizado e eficiente.

Segundo Maria Luiza, colaboradora da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa, a capacitação fortalece a preparação dos profissionais para enfrentar os desafios do dia a dia.
“Esse é o propósito da gestão, para garantir um bom atendimento é preciso preparar quem vai oferecer o serviço. Quem está doente está fragilizado e precisa de acolhimento. O remédio ajuda, mas um abraço, um olhar, um aperto de mão são fundamentais para acelerar o tratamento e a recuperação do paciente”, explicou.
A Prefeitura de Rio Branco reforça que ações como essa são essenciais para consolidar uma gestão pública que valoriza as pessoas e busca constantemente a melhoria dos serviços prestados à população.