Capacitação do Teste da Mãezinha fortalece a assistência pré-natal em Rio Branco
Com foco na qualificação da assistência pré-natal, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, capacita enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a coleta do Teste da Mãezinha, nesta segunda-feira (26). A ação amplia o acesso das gestantes a exames essenciais no momento da consulta, agiliza diagnósticos e contribui para a prevenção de agravos e da mortalidade infantil.
Ação amplia o acesso das gestantes a exames essenciais no momento da consulta, agiliza diagnósticos e contribui para a prevenção de agravos e da mortalidade infantil. (Foto: Secom)
A Secretaria Municipal de Saúde realiza a capacitação por segmentos. A agenda teve início há duas semanas nas URAPs e, nesta etapa, contempla o segmento do Barral y Barral, que engloba as unidades Universitário, Rui Lino, Gentil Perdomo, Rosa Maria, Francisco Eduardo de Paiva e Mocinha Magalhães. A expectativa é concluir a qualificação de todos os segmentos até sexta-feira (30).
Sulamita Guedes, gerente do Departamento de Regulação do Município, destacou a importância do Teste da Mãezinha, ressaltando que os resultados dos exames ficam disponíveis no prontuário em até sete dias, o que fortalece a qualidade da assistência pré-natal e contribui para a prevenção da mortalidade infantil. (Foto: Secom)
Sulamita Guedes, gerente do Departamento de Regulação do Município, destacou a importância do Teste da Mãezinha, ressaltando que os resultados dos exames ficam disponíveis no prontuário em até sete dias, o que fortalece a qualidade da assistência pré-natal e contribui para a prevenção da mortalidade infantil.
“Este atendimento representa um avanço na qualidade da assistência pré-natal das nossas gestantes. Estamos qualificando os enfermeiros que realizam o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde de Rio Branco para a coleta do Teste da Mãezinha. Logo no início do pré-natal, a realização dos exames de triagem é fundamental, pois garante a captação precoce da gestante e um acompanhamento completo desde as primeiras etapas da gestação”, finalizou.
Para Kesia Gomes, enfermeira da UBS Platilde Oliveira da Silva, o treinamento faz parte de uma intervenção estratégica. (Foto: Secom)
Para Kesia Gomes, enfermeira da UBS Platilde Oliveira da Silva, o treinamento faz parte de uma intervenção estratégica. “Um dos pontos mais importantes é a captação precoce de doenças, possibilitada pela realização dos exames logo no início do pré-natal. Isso permite a identificação rápida das gestantes que necessitam de acompanhamento ou tratamento, garantindo intervenções oportunas desde as primeiras consultas. Esse cuidado é fundamental para uma gestação mais tranquila, um parto mais seguro e para a proteção da saúde do bebê”, disse.
A capacitação irá fortalecer os fluxos de atendimento e a base de dados, assim como ampliar o acesso das gestantes aos exames na própria unidade e qualificar o atendimento.
O biomédico do Barral y Barral e responsável pela capacitação, Antônio Keven Abreu, destacou que a iniciativa amplia a acessibilidade e a praticidade na coleta dos exames. (Foto: Secom)
O biomédico do Barral y Barral e responsável pela capacitação, Antônio Keven Abreu, destacou que a iniciativa amplia a acessibilidade e a praticidade na coleta dos exames. “Com a qualificação dos profissionais, garantimos que as gestantes tenham acesso ao teste com mais facilidade e com melhor qualidade no atendimento”, afirmou.
Teste da Mãezinha
O Teste da Mãezinha reúne 12 exames, entre eles Sífilis, HIV, toxoplasmose, HTLV, citomegalovírus e a eletroforese de hemoglobina, sendo este último oferecido exclusivamente em Rio Branco.