Prefeito Tião Bocalom participa de conferência escolar que destaca a educação climática como instrumento de justiça e responsabilidade ambiental.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, prestigiou nessa segunda-feira (30), a I Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente, realizada pelos alunos do colégio Militar Dom Pedro II, com o tema “Educação Climática é Direito, Justiça e Dever de Todos: Plantando Sementes de Sustentabilidade”.
O evento buscou promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e a sustentabilidade, além de incentivar práticas mais responsáveis em relação ao uso dos recursos naturais.
“Quando temos o meio ambiente como parceiro e amigo, cuidamos dele”, ressaltou Bocalom. (Foto: Jeferson Carvalho/Secom)
Segundo o prefeito da capital, a conscientização no cuidado com o meio ambiente começa em casa, quando, desde pequena, a criança aprende a zelar pelo seu lar.
“Quando temos o meio ambiente como parceiro e amigo, cuidamos dele. Quando não cuidamos, é porque não o vemos como amigo, mas é necessário prezarmos pela natureza e é isso que eu estou vendo no colégio. Eles estão tratando de todas as áreas, desde o lixo até o comportamento das serpentes, por ela também é uma aliada do ser humano e consequentemente, também do meio ambiente”, ressaltou o prefeito.
“É importante os alunos estarem sensíveis à temática da preservação ao meio ambiente”, destacou Jônatas. (Foto: Jeferson Carvalho/Secom)
O diretor da instituição de ensino, major BM Jônatas Gomes, destacou a importância dos alunos estarem sensíveis à temática da preservação ao meio ambiente e como eles estiveram empenhados durante a realização dos 17 projetos.
“O colégio está utilizando pequenas atitudes que busquem impactar a vida do aluno, desde recuperar a água desperdiçada no ar-condicionado e pode fazer algum serviço no colégio, a outras medidas que vão mudar a vida do aluno. Não somente de ter o conhecimento, mas também de ser multiplicador desse conhecimento influenciando a sua família”, explicou o diretor.
“Foi muito gratificante poder acompanhar o trabalho desenvolvido na escola”, salientou Flaviane. (Foto: Jeferson Carvalho/Secom)
Várias salas abordaram temáticas voltadas ao meio ambiente buscando trazer a compreensão da importância de se preservar a natureza. O gestor da capital visitou algumas turmas e ficou impressionado com a qualidade dos trabalhos apresentados pelos alunos. A secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, informou que foi muito gratificante poder acompanhar o trabalho desenvolvido na escola.
“Sabemos que ele começa desde cedo, na sala de aula, mas que as crianças acabam levando para dentro das suas casas e fazendo a diferença no dia a dia da sua família e comunidade. O mais bacana disso tudo é que quando essa consciência ambiental é formada desde cedo, sabemos que vamos estar formando cidadãos mais preocupados e conscientes com o meio ambiente, e consequentemente, com o maior potencial transformador da nossa realidade”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille.
“O que estamos vivendo na escola Dom Pedro II é a educação ambiental”, disse Emerson. (Foto: Jeferson Carvalho/Secom)
O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre (CINRESO/AC), Emerson Leão destacou que iniciativas como essa vem para somar ao que já é realizado pelo poder público. A exemplo, durante o envolvimento do projeto, os alunos realizaram a limpeza ao redor do colégio aonde tiraram 80 quilos de lixo.
“O que estamos vivendo na escola Dom Pedro II é a educação ambiental. Para nós, a escola está sendo um modelo dentro do Estado do Acre na temática, haja vista que cada sala tem uma atividade diferente voltada para a conscientização ambiental e é isso que nós queremos. O consórcio está montando uma equipe junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e a Municipal de Meio Ambiente para andarmos o Acre levando o exemplo que está acontecendo no colégio militar”, salientou Leão.