Simulado do Sistema de Avaliação da Educação Básica mobiliza escolas e prepara alunos para o IDEB 2025 em Rio Branco

Simulado visa identificar dificuldades e orientar ações pedagógicas para elevar o desempenho escolar rumo ao IDEB 2025

Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Ensino Fundamental, foi realizado nessa segunda-feira (7), um simulado preparatório, como parte do projeto Avança IDEB 2025. A ação tem como objetivo diagnosticar o desempenho dos alunos e planejar estratégias pedagógicas, por meio de ações específicas nas escolas, para superar os principais desafios da aprendizagem. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é uma das principais ferramentas do Ministério da Educação para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

De acordo com o gerente do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Hélio Sebastião, o diagnóstico é uma ferramenta estratégica para nortear as ações pedagógicas ao longo do ano.

“Esse primeiro simulado tem a finalidade de diagnosticar quais habilidades os alunos já consolidaram e quais ainda precisam ser desenvolvidas. A partir desses dados, serão planejadas intervenções pedagógicas específicas que visam melhorar o desempenho nas competências avaliadas pelo SAEB, Sistema de Avaliação da Educação Básica, no final do ano”, destacou.

Simulado do SAEB 4
Foram avaliadas 61 turmas do 5º ano, totalizando cerca de 1.460 estudantes. (Foto: Secom)

Foram avaliadas 61 turmas do 5º ano, 30 turmas no turno da manhã e 31 no turno da tarde, por conseguinte, totalizando cerca de 1.460 estudantes. A iniciativa foi pensada de forma integrada com a formação continuada dos professores, que ocorreu no mesmo dia. Assim, enquanto os docentes participavam de atividades formativas, os alunos realizaram o diagnóstico sob a supervisão de aplicadores enviados pela Diretoria de Ensino.

“Contamos com uma força-tarefa de 30 profissionais da Secretaria Municipal de Educação, que foram até as escolas urbanas e rurais para aplicar os diagnósticos. Tudo foi previamente planejado com os gestores escolares em reuniões virtuais, garantindo que as unidades estivessem preparadas para receber os aplicadores e organizar os estudantes”, explicou Hélio.

Após a aplicação, as avaliações que passam pelo processo de correção e tabulação pela equipe técnica do Departamento de Ensino Fundamental. Os resultados serão devolvidos às escolas e utilizados como base para definir as próximas etapas do projeto, incluindo a construção das próximas formações pedagógicas.

A previsão é que um segundo diagnóstico seja aplicado dentro de dois meses, dando continuidade ao processo de monitoramento das aprendizagens e ao planejamento de novas ações.

“Com esse trabalho contínuo e colaborativo, queremos garantir que nossos alunos estejam cada vez mais preparados e que a qualidade da Educação em Rio Branco continue avançando”, concluiu Hélio Sebastião.

 

,

Outras notícias...