Educação municipal investe em intercâmbio para ampliar horizontes e estimular vocações
Em um cenário global cada vez mais conectado, proporcionar aos estudantes a oportunidade de vivenciar novas culturas e ter contato direto com centros de inovação científica tem se mostrado uma das formas mais eficazes de ampliar horizontes, incentivar o protagonismo juvenil e fortalecer o aprendizado. A valorização de alunos e professores, aliada a experiências internacionais, contribui para despertar vocações, estimular o pensamento crítico e mostrar que o futuro pode ir muito além da sala de aula. É com essa visão de educação transformadora que a Prefeitura de Rio Branco tem investido em programas que levam conhecimento, tecnologia e inspiração à vida de crianças e educadores da rede municipal.
Seguindo essa proposta, a Prefeitura anunciou, nesta segunda-feira (24), os seis alunos selecionados para participar do intercâmbio Alunos Rumo à Nasa e à Disney . A viagem está prevista para fevereiro do próximo ano e busca proporcionar aos estudantes vivências educacionais, científicas, culturais e linguísticas em dois dos principais polos de inovação do mundo.
O prefeito se emocionou ao destacar que a iniciativa é a continuidade de um trabalho sólido de modernização da educação municipal. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Durante o evento de apresentação, o prefeito Tião Bocalom se emocionou ao destacar que a iniciativa é a continuidade de um trabalho sólido de modernização da educação municipal.
“A prefeitura de Rio Branco não tem medido esforços, nem tem medido o dinheiro que ela investiu para poder implantar tecnologias de qualidade na nossa educação. Vieram os tablets, os notebooks, os quadros interativos, o MenteInovadora, a robótica da Alemanha. Agora a gente quer premiar nossas crianças, que também têm sonhos de um dia trabalhar na NASA”, afirmou o gestor municipal. Ele reforçou ainda que: “Estamos muito felizes de poder premiar essas cabeças mais avançadas, que desenvolvem um pouco mais e também sonham mais alto”, completou.
“Isso é um reconhecimento de toda uma dedicação, e esse trabalho não é só meu, é de toda a escola, de toda a equipe. Estou muito feliz mesmo”, celebrou Jocilda. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Além dos estudantes, três professores da rede municipal também foram contemplados, como reconhecimento ao desempenho pedagógico e à dedicação demonstrada em sala de aula. Para a professora Jocilda da Silva Lima Melo, selecionada em primeiro lugar, o momento representa uma conquista coletiva.
“Nossa, que maravilha, eu não estou acreditando. Isso é um reconhecimento de toda uma dedicação, e esse trabalho não é só meu, é de toda a escola, de toda a equipe. Estou muito feliz mesmo. E eu vou, com certeza. Meu sonho é conhecer a Disney”, celebrou Melo.
“Esse grande programa permitirá que nossas crianças conheçam outras culturas e entendam como se desenvolvem países do primeiro mundo. Isso incentiva nossos alunos a ter um futuro melhor”, asseverou Bestene. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, destacou que apostar em intercâmbios é investir diretamente no futuro das crianças.
“Sou muito grato e tenho me apaixonado todos os dias pela educação. A Prefeitura de Rio Branco não tem medido esforços, feito vários investimentos. Esse grande programa permitirá que nossas crianças conheçam outras culturas e entendam como se desenvolvem países do primeiro mundo. Isso incentiva nossos alunos a ter um futuro melhor”, asseverou Bestene.
Alunos selecionados
Yasmim Silva Matos — Escola Mariana Silva Oliveira (Adalberto Sena)
Carlos Davi da Silva de Mendonça — Escola Luiz de Carvalho Fontenelle (Bosque)
José Pedro Rebouças Feliz — Escola Chico Mendes (Santa Inês)
Ana Luiza da Silva Montalvão — Escola Ismael Gomes (Tancredo Neves)
Kauã Victor Souza — Escola Ilson Ribeiro (Ilson Ribeiro)
Miguel Lima da Costa — Escola Maria Lúcia (Morada do Sol)
Professores selecionados
Jocilda da Silva Lima Melo — Escola Maria Lúcia Moura Marin
Eldelice Castro Araújo — Escola Chico Mendes
Jane Maria de Oliveira Menezes — Escola Chico Mendes
Valorização de alunos e professores, contribui para despertar vocações, estimular o pensamento crítico e mostrar que o futuro pode ir muito além da sala de aula. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Com a viagem marcada para fevereiro de 2026, a expectativa é que alunos e professores retornem não apenas com novas experiências, mas também com uma visão ampliada sobre educação, ciência, tecnologia e possibilidades de futuro. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Rio Branco com uma educação pública inovadora, humanizada e capaz de transformar vidas.