Prefeitura de Rio Branco realiza vistoria técnica para construção de galerias na Regional da Sobral

Após quase três décadas de alagamentos, Prefeitura anuncia construção de galerias no bairro João Paulo II para solucionar problema histórico da comunidade

A Prefeitura de Rio Branco, em resposta às antigas reivindicações dos moradores do bairro João Paulo II, na Regional da Baixada da Sobral, realizou, nesta quinta-feira (11), uma vistoria técnica para a construção de galerias que resolverão o problema de alagamentos recorrentes nas ruas João Amâncio, Flores e Liberdade, causado pela falta de vazão do córrego que corta a comunidade.

Há 29 anos, o morador do bairro e servente de pedreiro, Gilberto Sales relatou o histórico do problema, que afeta diretamente a vida dos moradores.
“Toda vez que chove, esse bueiro aqui alaga tudo. Alaga a rua, as casas. Estamos com medo, porque se der uma chuvinha, já era, basta meia horinha de chuva para passar por cima dessa rua. Isso acontece desde o tempo do seu Marcos Alexandre. A obra feita na direção do rio não resolveu, e ainda gastaram um monte de dinheiro”, frisou.

Construcao de Galerias na Regional da Sobral 3
“Toda vez que chove, o bueiro alaga a rua e as casas”, frisou Gilberto (Foto: Val Fernandes/Secom)

O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, acompanhou a vistoria ao lado do diretor-presidente da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), Abdel Derze e afirmou que a Prefeitura está comprometida em resolver a situação, assegurando que o novo projeto será eficaz.

“Já foram feitas intervenções em gestões anteriores, mas o problema persiste. Estamos aqui com a equipe de projetos da Secretaria de Infraestrutura, fazendo o levantamento para definir qual tipo de galeria irá atender a essa situação, dando a vazão necessária. A intenção é resolver isso sem olhar para trás”, pontuou.

Construcao de Galerias na Regional da Sobral 7
“A previsão é que o início das obras aconteça em até 15 dias”, afirmou Cid. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O diretor-presidente da Emurb, Abdel Derze, também garantiu que, após a conclusão dos estudos, as obras começarão imediatamente.

“A partir dos estudos que estamos finalizando, vamos iniciar a intervenção pela Rua das Flores, seguida pela Rua João Amâncio e, posteriormente, a Rua Liberdade. Substituiremos os dispositivos de drenagem atuais por um sistema com maior capacidade de vazão. A previsão é que o início das obras aconteça em até 15 dias”, afirmou.

Construcao de Galerias na Regional da Sobral 1
“Substituiremos os dispositivos de drenagem atuais por um sistema com maior capacidade de vazão”, destacou Abdel. (Foto: Val Fernandes/Secom)

A construção das galerias trará um sistema mais eficiente, com uma galeria dupla de 2,5 por 1,5 metros, ou uma maior área de vazão, garantindo a resolução do problema de alagamentos e melhorando a qualidade de vida da comunidade.

,

Outras notícias...